Transformação do revestimento epitelial de cisto odontogênico em carcinoma de células escamosas: processo de diagnóstico

Authors

  • Bento, V.A.A. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Aguillera, M.O. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Oliveira, M.H. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Gaetti-Jardim, E.C. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Barros, R.M.G. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sanches, S.R.C. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Antunes, D.M. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Abstract

Os cistos odontogênicos (COs) se originam dos remanescentes da lâmina dentária ou órgão do esmalte e são subclassificados em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios [1]. A incidência de alterações malignas dos COs tem sido descrita na literatura com uma variação de 0,13% a 3% [2,3]. Os carcinomas de células escamosas (CEC) originados a partir do limitante epitelial de cistos odontogênicos passaram a ser classificadas em 2017 pela OMS, como carcinomas primários de células escamosas intraósseas (PIOSCC) [4]. Paciente do sexo feminino, negra, 23 anos, apresentou histórico de infecção odontogênica. Ao exame observou-se edema e eritema gengival na região do dente 48, com aumento volumétrico, dor, trismo e dispneia noturna. A radiografia panorâmica revelou extensa lesão de cárie no dente 48 e lesão radiolúcida de aproximadamente 2 cm entre os dentes 47 e 48 com afastamento de raízes. A reabsorção da tábua óssea lingual foi constatada no exame tomográfico. Procedeu-se com a exodontia do dente 48 e curetagem da lesão. O exame microscópico revelou fragmento de cisto odontogênico cujo limitante epitelial, invadia superficialmente o tecido conjuntivo da cápsula. As células apresentavam, individualmente, aumento da relação núcleo/citoplasma, núcleos pleomórficos, hipercromáticos e inversão de polaridade. O diagnóstico foi de CEC microinvasivo originado do revestimento de cisto odontogênico. Essa malignidade chama atenção para a importância de não negligenciarmos o minucioso exame microscópico do revestimento epitelial dos cistos odontogênicos.
 
 
Palavras-chave: Cistos odontogênicos. Carcinoma de célula escamosa. Alterações malignas.
 

Published

2020-07-23

How to Cite

V.A.A., Bento,; M.O., Aguillera,; M.H., Oliveira,; E.C., Gaetti-Jardim,; R.M.G., Barros,; S.R.C., Sanches,; D.M. , Antunes,. Transformação do revestimento epitelial de cisto odontogênico em carcinoma de células escamosas: processo de diagnóstico . Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 6, n. 1, p. 17, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/10667. Acesso em: 18 feb. 2026.