Palavra do Editor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.55028/pecibes.v9i1.18348

Abstract

A Revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), em seu sétimo ano,  encerra o ano de 2022 com  a publicação de 15 artigos elaborados por pesquisadores, residentes e profissionais de diferentes campos do conhecimento. Como uma revista multiprofissional, nesta edição publicamos  diversidade temática importante por meio de um artigo de reflexão, sete artigos voltados à revisões, um artigo original e cinco relatos  de experiência e estudos de casos.

O artigo de reflexão  desperta  o leitor para o cuidado e respeito  aos pacientes e familiares   e a necessidade de manter a discussão  sobre cuidados paliativos como assunto transversal no ensino médico.

Destacam-se as revisões integrativas que, com rigoroso cuidado metodológico, apoiam tomadas de decisão em um cenário mundial de vasta produção científica. Os estudos de revisão buscam por publicações qualificadas  no universo online e conseguem apresentar de forma compilada e organizada conteúdos divulgados em diferentes repositórios. Nesta  edição, os artigos  abordam o uso de fármacos, uso de  imagens e a atuação profissional ante os desafios assistenciais frente às condições crônicas e a pandemia por COVID-19.

Sim, câncer sempre é um tema atual. Os  altos custos para o tratamento, a necessidade de renovação do parque tecnológico para as intervenções fazem da oncologia um problema de saúde pública que precisa ser enfrentado de forma eficiente. Neste  artigo original é possível conhecer o perfil demográfico e epidemiológico dos pacientes  em tratamento cirúrgico em um hospital universitário situado em Mato Grosso do Sul que é uma região de grande diversidade genética. Conhecer demografica e epidemiologicamente quem mais adoece e quando adoece certamente contribui com a elaboração de políticas públicas assertivas capazes de  identificar e tratar a doença precocemente.

Os estudos de caso e relatos de experiência representam a força do ensino dentro de um hospital universitário no qual estudantes e residentes discutem casos, apresentam experiências que colaboram com o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias para a qualificação profissional. Trazer para dentro do hospital estudantes de áreas como engenharia e arquitetura, areja as estruturas trazendo novas soluções e também contribui para a formação.

A Pecibes, com a missão de divulgar o conhecimento atende as expectativas do ensino, da pesquisa e da extensão, conectando o Hospital Universitário com ferramentas modernas de busca de evidências científicas  e sua aplicabilidade no cotidiano assistencial. Certamente traz contribuições relevantes para o desenvolvimento institucional e posicionamento do Hospital Universitário na região.

Boa leitura!                      

 

Dra. Ana Rita Barbieri Filgueiras

Editora da revista PECIBES

Author Biography

  • Ana Rita Barbieri Filgueiras

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). É professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Foi Pró-Reitora de Assuntos Estudantisda UFMS de 2016 a 2020. . É líder dos grupos de pesquisa CNPq: "Políticas públicas: planejamento,avaliação e equidade em saúde" e Gestão e Educação em saúde e enfermagem". Desenvolveu pesquisas com apoio financeiro de instituições de fomento. Coordenou Acordo de Cooperação entre Universidade de Toronto e UFMS para aperfeiçoamento da atuação do enfermeiro na atenção primária em Mato Grosso do Sul e Acre. Atuou em Centro Colaborador para o Ministério da Saúde para o Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária nos estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amazônia. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em políticas públicas de saúde, gestão e avaliação em saúde.Atualmente é Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS-Ebserh).

Published

2023-07-21

Issue

Section

Palavra do Editor

How to Cite

Palavra do Editor. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 9, n. 1, p. 01–01, 2023. DOI: 10.55028/pecibes.v9i1.18348. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/18348. Acesso em: 18 feb. 2026.