A importância das discussões sobre redes de atenção à saúde na formação profissional

  • Ane Milena Macêdo de Castro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Patrícia Moita Garcia Kawakame Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mara Lisiane de Moraes dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Abstract

Introdução: No Brasil, a proposta da constituição de redes atenção à saúde (RAS) ganhou relevância polí­tica no início do século XXI, tendo o objetivo de combater a fragmentação da atenção e garantir a ampliação do acesso (KUSCHNIR E CHORNY, 2010). As RAS são compreendidas como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde com densidades tecnológicas diferenciadas que se integram pela união de um sistema logístico, técnico e de gestão e que buscam atendimentos com foco na integralidade da assistência tendo a Atenção Primária à Saúde (APS) como coordenadora e ordenadora do cuidado (BRASIL, 2010). O enfermeiro tem papel fundamental na gestão do cuidado e o gerenciamento como parte da diretriz curricular se torna fundamental no processo de ensino-aprendizagem desses profissionais. Essa prática aproxima os estudantes da realidade cotidiana dos serviços de saúde e promove a integração entre ensino e serviço. Objetivo: Descrever a experiência das discussões realizadas na aula de RAS ministrada para a residência uniprofissional em enfermagem e elencar os desafios e avanços encontrados através das reflexões. Método: Trata-se de um relato de experiência do estágio de docência vinculado ao Mestrado Acadêmico em Enfermagem, desenvolvido na disciplina de “Organização e gestão dos serviços de saúde I”, no Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram discutidos os aspectos que permeiam a RAS, seus objetivos e perspectivas de superação de fragilidades. Foram utilizados como referência teórica artigos recentes sobre a temática. Resultados: Os encontros foram iniciados com aula expositiva dialogada englobando os contextos históricos de lutas para a criação e fortalecimento do SUS e das políticas implementadas que buscam garantir direitos e a integralidade do cuidado à população. Os artigos fomentaram discussões sobre as vivências das residentes e os cenários de prática atuais surgindo indagações referentes aos avanços e desafios enfrentados. Foram ressaltados como avanços e as tentativas de diminuir a fragmentação da assistência e a busca pela modificação do modelo biomédico. Ainda nessa vertente, destacou-se a organização no formato poliárquico onde todos os pontos de atenção se tornam igualmente importantes, responsáveis pelo cuidado e continuidade da assistência. A APS como ordenadora do cuidado aumenta a possibilidade da criação de vínculo e resolutividade. Dentre os desafios, destacaram-se as questões relacionadas ao subfinanciamento que causam um grande impacto no atendimento das demandas, no apoio logístico, na comunicação entre os sistemas e na capacitação dos profissionais. O modelo biomédico e a cultura curativista ainda se apresentam enraizadas e geram dificuldades no entendimento dos fluxos assistenciais. Conclusão: O desenvolvimento do estágio mostrou-se oportuno e satisfatório. As leituras, discussões, análises críticas e reflexões possibilitaram acreditar que para haver efetivamente a articulação das RAS é necessário um financiamento adequado, educação permanente para os profissionais e gestores e fluxos de atendimento elaborados para melhor compreensão do usuário sobre os serviços ofertados. Dessa forma, é fundamental que os temas de gerenciamento e redes sejam discutidos no âmbito das instituições formadoras estimulando o pensamento crítico-reflexivo dos profissionais para que busquem realizar o atendimento integral que é um princípio do SUS.

 

Palavras-chave: Acesso aos serviços de saúde.  Redes de atenção à saúde.  Educação continuada.

 

Author Biographies

Ane Milena Macêdo de Castro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Patrícia Moita Garcia Kawakame, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta da UFMS

Mara Lisiane de Moraes dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências da Saúde, Professora Associada da UFMS

Published
2020-06-18
How to Cite
MACÊDO DE CASTRO, A. M.; MOITA GARCIA KAWAKAME, P.; DE MORAES DOS SANTOS, M. L. A importância das discussões sobre redes de atenção à saúde na formação profissional. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 5, n. 2, p. 58, 18 Jun. 2020.