Breve Comunicação Interdisciplinar:<br>Análise anti-inflamatória do óleo essencial obtido de Piper amalago (Piperaceae). PECIBES, 1, 34-39, 2015.
Abstract
Piper amalago é uma plantas utilizada na medicina popular brasileira como agente anti-inflamatório e analgésico. Como são escassos os dados que comprovem estes efeitos, objetivou-se no presente estudo avaliar a atividade anti-inflamatório e análise fitoquímica do óleo essencial extraído de P. amalago. O óleo essencial de folhas, flores, raízes e caules de P. amalago (EOPA) foi extraído hidrodestilação, e a análise fitoquímica foi realizada por GC/MS. Os principais compostos identificados no EOPA foram allo-ocimeno (19,29%), carotol (11,44%), (Z)-β-ocimeno (7,67%), trans-vertocitral C (7,19%), álcool trans-arteannuico (4,82%), γ-cadineno (3,95%) e (E)-α-ionona (3,86%). A administração oral do EOPA (30-300mg/kg) e a injeção subcutânea de dexametasona inibiu significativamente o edema da pata induzido por carragenina (dose de 300mg/kg) e pleurisia (dose de 100 e 300mg/kg) induzida em ratos. Este trabalho descreve pela primeira vez os efeitos anti-inflamatórios do óleo essencial de P. amalago e sua composição e contribuiu, ao menos em parte, para validar os usos etnofarmacológicos de P. amalago como agente anti-inflamatório natural. Considerando que os medicamentos atualmente disponíveis para o tratamento de condições inflamatórias mostram efeitos colaterais indesejáveis, os presentes resultados podem ter relevância clínica e abrem novas possibilidades para o desenvolvimento de novas drogas anti-inflamatórias.
Published
2015-11-27
How to Cite
DE BARROS, A. L.; IWAMOTO, R. D.; CARDOSO, C. A. L.; VITORINO, G. T.; MOTA, J. DA S.; FERNANDES, C. V.; LANZA JUNIOR, U.; ARENA, A. C.; SHINZATO, M. M.; KASSUYA, C. A. L. Breve Comunicação Interdisciplinar:<br>Análise anti-inflamatória do óleo essencial obtido de Piper amalago (Piperaceae). PECIBES, 1, 34-39, 2015. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 1, n. 1, 27 Nov. 2015.
Section
Artigos Originais
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.