Análise das não conformidades encontradas no leite humano doado ao Centro de Referência em Bancos de Leite Humano
Resumo
O leite humano é considerado um alimento essencial à espécie humana, pois além de nutrir, atende as especificidades fisiológicas do lactente, principalmente pelo seu caráter funcional, que assegura proteção imunológica concedida por sua matriz bioativa, que é irreplicável1.
Há evidências científicas que indicam que bebês prematuros que se alimentam de leite humano no período de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, apresentam melhor desenvolvimento psíquico cognitivo e motor, recuperam-se mais rapidamente e permanecem menos tempo internados, quando comparados aos bebês prematuros que recebem outro tipo de alimento. Além disso, os bebês alimentados com leite humano terão melhor qualidade de vida, inclusive na fase adulta 2.
Desse modo, este estudo visa apresentar informações que ajudem a detectar as principais causas de descarte de leite humano, e tem como intuito, contribuir com o planejamento de medidas para reduzir perdas, e consequentemente, aumentar a disponibilidade de leite humano para os bebês prematuros internados na UTI neonatal.
Copyright (c) 2024 Pricila Lima dos Santos

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na PECIBES, os direitos de copyright são mantidos pelos autores. Acreditamos que isto permite aos autores ampla divulgação do trabalho, sendo os mesmos responsáveis por todas as informações veiculadas. No entanto, em caso de reuso dos dados, a origem (Revista PECIBES) deve ser citada.
