Comitiva Esperança – Tratamento Restaurador Atraumático associado à promoção em saúde

  • Nathália Valdez da Silva 1 Faculdade de Odontologia Faodo / UFMS – Campo Grande/MS. 2 Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Famez/ UFMS – Campo Grande/MS 3 Faculdade de Odontologia de Piracicaba FOP / UNICAMP – Piracicaba/SP
  • Thyara de Deco Souza e Araújo
  • Gediedson Ribeiro de Araujo
  • Rafael Aiello Bomfim
  • Jefferson José de Carvalho Marion

Abstract

Introdução: O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma técnica que no Brasil existe desde 1995, sendo um tratamento reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e uma opção vantajosa para o profissional, pois é uma técnica simples, rápida e de baixo custo. Além disso, não necessita de todo suporte odontológico, apenas instrumentos manuais para remoção de tecido cariado. Descrição da experiência: Dentro deste contexto, o Projeto de Extensão Comitiva Esperança: Tratamento Restaurador Atraumático é um projeto de fluxo contínuo, resultante da parceria com o Projeto Onças do Rio Negro onde este visa a preservação das onças pintadas do Pantanal, bem como a valorização da saúde dos ribeirinhos. O Comitiva Esperança tem o objetivo de atender pacientes que necessitam de tratamento odontológico, levando à eles promoção em saúde. A comunidade é atendida por acadêmicos do curso de Odontologia sob supervisão de dois professores. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade da região pois o ART permite uma mobilidade maior dos grupos de atendimento, o que possibilita acesso com poucos recursos nas áreas mais remotas. O ART é um tratamento com custo reduzido em aproximadamente 50% em relação às restaurações convencionais, é mais agradável ao paciente por ser um tratamento rápido e proporciona uma maior produtividade no tratamento dos pacientes necessitados. Os atendimentos são realizados de acordo com a necessidade da região. Ao final das 4 ações realizadas durante o ano de 2017, foram atendidos um total de 52 pacientes (entre novos e reconsultas) e realizados um total de 52 Ensinos de Técnica de Escovação (ETE), 52 Evidenciações de Placa (EVP), 52 Escovações Supervisionadas (ES), 52 Instruções de Higiene Oral (IHO), 92 Aplicações Tópicas de Flúor (ATP) e 126 Restaurações de Cimento de Ionômero de Vidro (RCIV). Com isso, foi observado uma melhora da higiene oral de 42,5%. Discussão: Diante destes dados obtidos é possível afirmar que as ações minimizaram iniquidades, ampliaram conhecimentos teóricos e práticos, conscientizaram as famílias e escolares sobre a técnica de ART e proporcionaram aos alunos do curso de Odontologia o contato com uma comunidade em situação de vulnerabilidade social e carente de serviços de saúde, sensibilizando os acadêmicos quanto a realidade social dessa comunidade.

Palavras-chave: tratamento restaurador atraumático; cárie; promoção em saúde.

How to Cite
DA SILVA, N. V.; SOUZA E ARAÚJO, T. DE D.; DE ARAUJO, G. R.; BOMFIM, R. A.; MARION, J. J. DE C. Comitiva Esperança – Tratamento Restaurador Atraumático associado à promoção em saúde. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.