Síndrome de Guillain-Barré: Relato de Experiência

Autores/as

  • Stephanie Grazielly Rodrigues Mercado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Evandro Gonzalez Tarnhovi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Juliana Teixeira de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rafaela Melo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55028/pecibes.v7i2.14836

Resumen

Este relato de experiência trata-se da descrição de caso clínico vivenciado por acadêmicos/estagiários em fase final de graduação do curso de fisioterapia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, contando suas perspectivas e sentimentos  frente ao atendimento no território de  neurofuncional adulto II, com o intuito de demonstrar as vivências e o aprendizado durante o período de cinco anos de estudo, tendo a oportunidade de colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos até o presente momento. A metodologia aplicada foi  baseada na ficha de avaliação neurofuncional. Como resultados apresentados a evolução do paciente frente a uma doença autoimune que quando não tratada pode levar a morte.

 

Palavras-chave: Fisioterapia. SGB. Doença Autoimune.

Referencias

1- Brasil. BdS. único de Saúde - DATASUS. Estatísticas vitais. Brasília:Ministério.

2-Brasil. MS. Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Brasília : Ministério da Saúde, 1ed, 2018

3- Herráez, AMM; Amorós, PA; Arteta, JM. Guillain-Barre syndrome of a patient under bortezomib treatment. Farm Hosp. 2020 Abr. 44( 2 ): 77-78.

4- Malta ,JMAS; Ramalho, WM. Aumento das internações por síndrome de Guillain-Barré no Brasil: estudo ecológico. Epidemiol. Serv. Saúde. 2020.

Publicado

2021-12-24

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

RODRIGUES MERCADO, Stephanie Grazielly; GONZALEZ TARNHOVI, Evandro; TEIXEIRA DE ALMEIDA, Juliana; MELO DOS SANTOS, Rafaela. Síndrome de Guillain-Barré: Relato de Experiência . Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 42–44, 2021. DOI: 10.55028/pecibes.v7i2.14836. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pecibes/article/view/14836. Acesso em: 19 feb. 2026.