Palavra do Editor

Resumen

Apresentamos ao leitor a edição número 1 do oitavo volume da Revista Pecibes. Desde a edição anterior, a revista, que era publicada por temas como assistência, ensino ou extensão, atualmente está organizada por seções permanentes trazendo a cada publicação: artigos originais, revisões, estudos de caso, relatos de experiência e resumos.

        Com o compromisso de publicação semestral, a revista está se consolidando tanto pelo crescente número de leitores devido a sua inserção em diversos repositórios nacionais e internacionais quanto pela qualidade dos trabalhos publicados. Também, a publicação dos artigos com registro DOI (Digital Object Identifier) contribui para a visibilidade disseminação da produção científica.

        A submissão dos artigos passa por um processo cuidadoso iniciado com a verificação da adequação do artigo ao formato e normas da revista. Após esta fase, os editores analisam  o artigo  com base na pertinência do conteúdo à missão e objetivos da Revista. O artigo, se adequado, é analisado por pares que avaliam a originalidade e relevância do tema bem como os procedimentos metodológicos que conferem ou não robustez aos resultados.

        Após a revisão por pares, o autor principal recebe um comunicado informando se o artigo foi recusado, aceito mediante adequações sugeridas ou publicado sem revisão.

        Nesta edição apresentamos aos leitores quatro artigos originais, um de revisão, um estudo de caso, dois relatos de experiência e um resumo, produzidos por profissionais de diferentes áreas da saúde, oriundos das mais diversas instituições do país. Os temas  abordam resultados de estudos básicos e aplicados e experiências exitosas que conduzem o leitor à reflexão de suas práticas.

        Esperamos que apreciem a leitura e convidamos para publicar na próxima edição, prevista para dezembro deste ano.

 

Dra. Ana Rita Barbieri Filgueiras
Editora da revista PECIBES

Biografía del autor/a

Ana Rita Barbieri Filgueiras

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). É professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua como professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Foi Pró-Reitora de Assuntos Estudantisda UFMS de 2016 a 2020. . É líder dos grupos de pesquisa CNPq: "Políticas públicas: planejamento,avaliação e equidade em saúde" e Gestão e Educação em saúde e enfermagem". Desenvolveu pesquisas com apoio financeiro de instituições de fomento. Coordenou Acordo de Cooperação entre Universidade de Toronto e UFMS para aperfeiçoamento da atuação do enfermeiro na atenção primária em Mato Grosso do Sul e Acre. Atuou em Centro Colaborador para o Ministério da Saúde para o Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária nos estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins e Amazônia. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em políticas públicas de saúde, gestão e avaliação em saúde.Atualmente é Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS-Ebserh).

Publicado
2022-06-21
Cómo citar
FILGUEIRAS, A. R. B. Palavra do Editor. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 8, n. 1, p. 1-1, 21 jun. 2022.
Sección
Palavra do Editor