Humap pocket library: um aplicativo de educação em saúde, leitura e acesso ao conhecimento

  • Pricila Lima dos Santos
  • Maria Istela Cagnin
  • Hudson Silva Borges Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)
  • Awdren Fontão Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)

Resumen

Objetivo: Descrever o projeto do aplicativo “Humap Pocket Library” – software de biblioteca digital desenvolvido para pacientes e público em geral do hospital Humap-UFMS/Ebserh. Metodologia: O projeto do aplicativo do software teve início em 2022, após a seleção da sua proposta, por meio de um edital de captação de propostas inovadoras e com impacto social do Núcleo de Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS). A primeira etapa do projeto envolveu reuniões semanais da equipe constituída pelos proponentes da proposta de software, professores supervisores, e acadêmicos do Curso de Bacharelado em Engenharia de Software para definir o MVP (Produto Mínimo Viável) para a plataforma Android. Esse MVP compreendeu as funcionalidades: coleções de artigos científicos, vídeos de educação em saúde e livros de lazer de domínio público. Antes da entrega final da primeira versão do produto, foi realizado teste de usabilidade com participação de representantes do público-alvo, ou seja, pacientes de diferentes idades. Os resultados obtidos permitiram a identificação de diversas melhorias de usabilidade do aplicativo, sendo que algumas delas foram incorporadas na versão 1.2 do software. Esta versão foi implantada na infraestrutura tecnológica do HUMAP a partir do estabelecimento de um acordo de cooperação com a UFMS. Em 2023, a equipe responsável pelo projeto da segunda versão “Humap Pocket Library 2.0”, utilizou toda a documentação e código fonte produzidos pela equipe anterior, como artefatos da Lean Inception para entendimento do escopo e funcionalidades do produto, plano e relatório de teste de usabilidade e documento de encerramento do projeto da versão 1.2, para entender o estado atual e definir objetivos e funcionalidades para a versão 2.0 do produto. Foi realizada uma pré-entrevista com os proponentes para obter feedbacks e compreender melhor o software. A partir disso, identificaram requisitos para melhorar a gestão dos usuários, adicionar podcasts e tornar a interface mais intuitiva e agradável. Resultados: O time do ano de 2022 desenvolveu e implementou o software "Humap Pocket Library 1.2" no HUMAP, com as funcionalidades de acesso aos artigos científicos, vídeos de educação em saúde e livros de domínio público. A equipe do ano de 2023 realizou melhorias no menu card, exploração e descrição de conteúdo, perfil do usuário e cadastro de conteúdo. Além disso, eles também fizeram melhorias no Back-end, como alterações de senha, cadastro de podcast e geração automática de thumbnails de conteúdo. Ainda realizaram ajustes no Front-end para melhorar a interface de navegação. A equipe de 2023 disponibilizou o aplicativo para ser utilizado nos sistemas operacionais iOS e Android. Conclusão: O intuito do software desenvolvido é aprimorar a experiência dos pacientes e do público em geral, oferecendo acesso a informações, educação em saúde e entretenimento promovendo um ambiente hospitalar mais humanizado. Ressalta-se que o desenvolvimento do Humap Pocket Library oportunizou aos alunos de ambas equipes as vivências de experiências de um ambiente real de projeto de software, aprimorando suas habilidades técnicas e não-técnicas adquiridas ao longo do curso. A equipe de 2022 teve a experiência de testar o software com usuários reais e participar de sua implantação em ambiente de produção. Alguns desafios ficaram evidenciados para aperfeiçoamento, por exemplo a automatização dos conteúdos de domínio público que a princípio ficou manual; também os desafios de usabilidade ficaram evidenciadas nessa primeira versão devido os participantes do teste possuírem diferentes faixas etárias. A equipe de alunos de 2023 entregou o software "Humap Pocket Library 2.0" com um design mais elegante, leve e acessível, incorporando as melhorias mencionadas no resultado. A segunda equipe enfrentou desafios na continuação do aplicativo, que contribuíram para o seu aprendizado, incluindo o entendimento e evolução dos artefatos produzidos, refinamento do protótipo na ferramenta Figma, planejamento e administração do grupo. O design da interface da última versão do aplicativo recebeu uma taxa de aprovação de 88,6% pelos proponentes. Dessa forma, os alunos que participaram do desenvolvimento do aplicativo nos anos de 2022 e 2023 contribuíram para a inovação e impacto social ao criar essa biblioteca de aplicativos para pacientes, fornecendo um recurso valioso nas áreas de lazer, ciência, pesquisa, informação e educação em saúde dentro do hospital. Além disso, eles enfrentaram vários desafios que servirão de aprendizado para futuros projetos.

Biografía del autor/a

Maria Istela Cagnin

Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (NES/Facom/UFMS)

Publicado
2023-07-21
Cómo citar
SANTOS, P. L. DOS; CAGNIN, M. I.; SILVA BORGES, H.; FONTÃO, A. Humap pocket library: um aplicativo de educação em saúde, leitura e acesso ao conhecimento. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 9, n. 1, p. 78-78, 21 jul. 2023.