O processo de ensino aprendizado de estudantes de enfermagem na campanha de vacinação do COVID-19

  • Vania dos Santos Martins Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS)
  • Wilson Rayzel Barroso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS)
  • Soraia Geraldo Rozza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - (UFMS)

Resumen

Introdução: No ano de 2020 o vírus SARS-CoV-2, trouxe grandes desafios para os profissionais da área da saúde no Brasil, sobrecarregando o sistema único de saúde (SUS), e com isso trazendo novos obstáculos, não somente para os profissionais atuantes, mas também para os futuros formandos na área. No qual vivenciaram outra realidade do tão temido vírus, que acarretou em uma pandemia. Os Acadêmicos se alinharam aos profissionais da saúde, em formação na linha de frente, para vacinação, para que possam contribuir para a diminuição do apavoramento coletivo, que foi instaurado pelo medo acerca do desconhecido, contribuindo para construção da nossa formação acadêmica e profissional, agregando no processo de ensino e aprendizado de forma singular. Objetivos: Descrever a experiência dos estudantes de enfermagem na participação das campanhas de vacinação da COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por estudantes de enfermagem de uma Universidade Pública Federal do Centro-Oeste do Brasil, no período de março a agosto de 2021. As ações foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica e Imunização do município, em conjunto com os estudantes e professoras vinculadas à instituição supracitada. Resultados: As campanhas ocorreram no Salão Paroquial, localizado na área central de fácil acesso, as atividades aconteciam nas datas estabelecidas, geralmente aos sábados. Nossa participação ocorreu no acolhimento inicial da população, no qual, realizamos orientações e esclarecimentos, eram triados, a fim de registro dos dados pessoais na ficha da vacinação e preenchimentos da carteira de imunização (dose recebida, laboratório, lote, aprazamento da data provável da próxima dose). Em seguida eram encaminhados para a vacinação. Os estudantes participaram de todo o processo da campanha de vacinação, proporcionando a escuta qualificada, aprimoramento das habilidades técnicas e o conhecimento sobre a vacinação. Destacamos que a pandemia foi algo novo, e percebemos o temor da população, uma vez que faziam questionamentos acerca do imunizante, perguntavam as principais reações adversas, contraindicações, eficácia, composição da vacina e o porquê os intervalos entre as doses. Outro ponto observado foi o receio que algumas pessoas demonstraram no momento de receber o imunizante, temendo erros ou alterações de doses. Os estudantes que fizeram parte dos mutirões vivenciaram a pandemia na perspectiva dos profissionais de saúde, e com a participação direta nas ações realizadas. Conclusão: Percebemos a importância da vacinação para a sociedade e o papel principal que a enfermagem exerce na gestão, cuidado e educação em saúde, reverberando sob a importância e necessidade da lapidação dos futuros enfermeiros, ressignificando conceitos teóricos e práticos, já preestabelecidos, para que os mesmos consigam obter êxitos em suas profissões, na medida em que novos obstáculos e desafios penetram na esfera da saúde, este aglutinamento de membros da comunidade acadêmica, alinhados a pesquisas, findou em proporcionar uma qualificação e aprimoramento técnico científico, de todos os estudantes que se prontificaram a atuar na linha de frente contra a pandemia, oriunda do vírus Sars-Cov-2.

 

Publicado
2024-01-31
Cómo citar
DOS SANTOS MARTINS, V.; RAYZEL BARROSO, W.; GERALDO ROZZA, S. O processo de ensino aprendizado de estudantes de enfermagem na campanha de vacinação do COVID-19. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 9, n. 2, p. 23, 31 ene. 2024.