O Núcleo Ampliado de Saúde da Família na continuidade do cuidado no pós-alta: relato de experiência

  • Thaís de Sousa da Silva 1 Residente em Nutrição do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados, Hospital São Julião, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2 Nutricionista. Tutora do programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Teresa Cristina Abranches Rosa

Resumen

Introdução: A residência é composta por uma equipe multiprofissional que busca prestar assistência durante a hospitalização e treinar o paciente, a família e o cuidador, com o intuito de dar autonomia a esses indivíduos. Após a alta, o paciente conta com o apoio da atenção básica para dar continuidade ao processo de reabilitação que, na maioria das vezes, é realizado pela equipe NASF, de forma integral e próxima, através das visitas domiciliares, tornando o paciente e a família protagonistas do cuidado, a fim de prevenir agravos e promover a recuperação da saúde. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) conta com uma equipe multiprofissional que atua complementando as equipes de saúde da família, dando continuidade no cuidado pós-alta. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência de uma residente de nutrição em um estágio externo, obrigatório, pactuado pela coordenação da residência com a SESAU, no NASF, Campo Grande–MS. Experiência: O estágio teve duração de 30 dias, e no decorrer do mês, foi possível desenvolver algumas atividades com a população, através da educação em saúde, com apoio das equipes NASF e de saúde da família. As atividades realizadas foram avaliação nutricional dos participantes do programa alongando a saúde (14 participantes), avaliação nutricional de alunos dos 2º e 3º anos do ensino fundamental que participam do programa saúde na escola (94 alunos) e reunião com os pais desses alunos para repassar a avaliação, e ação sobre os benefícios dos sucos na ação saúde no território (16 participantes). Além disso, foram realizados 3 atendimentos compartilhados, 6 visitas domiciliares, 4 reuniões de educação permanente em saúde e reuniões com as equipes de saúde, discussão de casos e matriciamento. Discussão: Foi possível observar a importância que a rede de saúde tem na continuidade do cuidado no pós-alta dos pacientes em reabilitação. Tanto a residência, quanto o NASF, busca atender os usuários de forma humanizada e resolutiva, trabalhando os atendimentos em equipe multiprofissional. As ações de nutrição impactaram de forma positiva, visto que a educação em saúde é a principal ferramenta utilizada para a educação nutricional, fortalecendo a troca do saber, além de transformar o ambiente e o usuário em promotores de saúde.

 

Palavras-chave: Saúde da família; Atenção Básica; Nutrição
Cómo citar
DA SILVA, T. DE S.; ABRANCHES ROSA, T. C. O Núcleo Ampliado de Saúde da Família na continuidade do cuidado no pós-alta: relato de experiência. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.