Educação em Saúde e suas contribuições para o processo de envelhecimento

  • Jucilaine Souza da Costa Guarienti 1Discente do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Jucilaine.sc@gmail.com 2Discente do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 3Docente do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Nayla Cristiane Ferreira de Farias
  • Suzi Rosa Miziara Barbosa

Resumen

Introdução: O envelhecimento populacional global é considerado um verdadeiro desafio para a atualidade, visto que houve mudanças significativas de alguns indicadores de saúde, em especial, a diminuição das taxas de mortalidade e de natalidade, e um aumento da expectativa de vida dos indivíduos. Com essas alterações, surge a necessidade da criação de novas estratégias, como exemplo, atividades em Educação em Saúde, onde, através de palestras, rodas de conversa, dinâmicas e orientações acerca de assuntos relevantes, favorecem a promoção de saúde e participação dos idosos nas questões sociais, espirituais, econômicas, civis, culturais e segurança. Descrição da experiência: No primeiro semestre de 2018, foi desenvolvido um projeto de extensão voltado para idosos com idade acima de 60 anos, residentes na cidade de Campo Grande-MS. No projeto são fornecidas quatro oficinas, dentre elas a Educação em Saúde (ES), onde são realizadas palestras com abordagens biopsicossocial-cultural, com objetivo de atualizar e valorizar os conhecimentos dos idosos e consequentemente melhorar ou manter a saúde integral dos mesmos. Os encontros eram realizados duas vezes por semana, com duração de 1 hora. Os temas eram escolhidos de acordo com a necessidade e interesse dos participantes, sendo elaborados e apresentados por acadêmicos de vários cursos e/ou profissionais convidados. Discussão: As atividades desenvolvidas através da ES, é de suma importância tanto para o idoso, como para o acadêmico, uma vez que possibilita trabalhar a promoção de saúde, permitindo uma maior atenção e cuidado em relação as possíveis doenças e alterações no processo de envelhecimento. Além de proporcionar reflexões, troca de experiências e conhecimentos entre acadêmicos, profissionais e idosos diante dos assuntos abordados.

Palavras chaves: Idoso; saúde; conhecimento.

Cómo citar
GUARIENTI, J. S. DA C.; FERREIRA DE FARIAS, N. C.; MIZIARA BARBOSA, S. R. Educação em Saúde e suas contribuições para o processo de envelhecimento. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.