A construção do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão do Luto (NEPAL) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

  • Bertha Lúcia Costa Borges da Silva HUMAP - UFMS

Resumo

Os processos de perdas e lutos sempre foram temas importante nas Ciências Sociais Aplicadas e
da Saúde, por vezes tratados como tabu, paradigmáticos e silenciado nos universos mais
intimistas. O luto é uma experiência vivida e esperada frente à perda de uma pessoa ou objeto
significativo e que pode se apresentar de forma singular e coletiva. Este trabalho, portanto, visa
publicizar, por meio de um relato de experiência, a atividades do Núcleo de Ensino, Pesquisa,
Assistência e Extensão do Luto (NEPAL) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, filial da Empresa Brasileira de Serviços
Hospitalares (Humap-UFMS/Ebserh). Nota-se, portanto que o Nepal do Humap-UFMS/Ebserh,
ao compreender a multiplicidade dos processos de perdas e lutos no contexto da saúde, constituise importante estratégia para estudo, pesquisa e suporte social para que o processo de enlutar-se
seja visibilizado, acolhido e contribua para a promoção de vida e saúde das pessoas envolvidas.

Biografia do Autor

Bertha Lúcia Costa Borges da Silva, HUMAP - UFMS

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Especialista em Educação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2006) e Metodologia de EAD pela Anhanguera - UNIDERP (2012). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997). Atua como Enfermeira Chefe da Unidade de e-saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian - HUMAP/UFMS, Docente do Programa de Residência multiprofissional em saúde - APC.

Publicado
2022-06-21
Como Citar
BORGES DA SILVA, B. L. C. A construção do Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão do Luto (NEPAL) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 8, n. 1, p. 44-46, 21 jun. 2022.
Seção
Relato de experiência, Atualização e ou Inovação Tecnológica