Política Editorial

Missão e objetivos

A revista Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES) é um periódico interdisciplinar que tem a missão de disseminar a produção científica gerada por professores acadêmicos, residentes, colaboradores e pesquisadores do  Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e dos demais autores externos nacionais e internacionais interessados na linha de pesquisa.

O objetivo é disseminar informação científica para prestar melhor assistência à saúde e desenvolver o ensino e a formação profissional.  Publicar textos interdisciplinares e da educação em saúde abordando questões gerais, inovadoras e específicas.

É uma revista lançada em 2015, vinculada ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (UFMS - SEER).

Com publicação semestral em fluxo contínuo e atualizada, a PECIBES é voltada à veiculação de debates cujo foco é avaliar o conhecimento adquirido e acumulado, bem como identificar os desafios e as lacunas de tais debates.

Tipos de manuscritos

A PECIBES publica os seguintes trabalhos:

Artigos Originais;

Artigos de Revisão;

Artigos de Reflexão

Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica ;

Breve Comunicação Interdisciplinar;

Estudo de caso;

Carta ao Editor ;

Resposta do autor;

Resumo.

A área central da PECIBES é a Interdisciplinaridade. Contudo, entende-se que o diálogo interdisciplinar é uma prática comum e pertinente, em particular em balanços bibliográficos, de modo que outras áreas também podem ser contempladas, tais como Direito, Economia, Administração Pública, Políticas Públicas e Educação, desde que explícita a articulação com a área central da revista.

Os manuscritos submetidos devem ser inéditos (não publicados em livros, revistas ou periódicos) e devem manter exclusividade com a PECIBES durante o processo de avaliação. Ao menos um dos autores dos manuscritos deve ter no mínimo o título de Mestre.

Critérios e prazos de avaliação

Os trabalhos devem estar de acordo com os seguintes critérios:

Trabalho original.

Tema atual.

Título adequado representando o seu conteúdo.

Resumo adequado, contendo objetivo, materiais, métodos, resultados, discussão do trabalho, etc.

Referências atualizadas (últimos 5 anos).

Contribuição do trabalho à aplicação de conhecimento.

Qualidade de redação e organização do texto (clareza, concisão, objetividade, estrutura formal).

Qualidade do referencial teórico: Bem desenvolvido, articulado e de relevância.

Materiais e métodos: Bem apresentado, de qualidade e de alto nível de sofisticação.

Resultados e discussão: Consistência, articulação teórica e metodológica e interpretação sem especulações ou afirmações não sustentadas pelos dados.

As ilustrações e tabelas de acordo com as normas,  objetivo, materiais e métodos, resultados e a discussão do  trabalho.

Normalização, formatação do trabalho de acordo com as regras de submissão.

O fluxo dos manuscritos desde a submissão até a publicação, será acompanhado de maneira sistemática pelos Editores e pela Comissão Editorial, por meio de reuniões periódicas e através de instrumentos de registro e consolidação de informações.

Submissão: Após a inserção no respectivo template disponível nas normas da revista, e a elaboração da carta de apresentação, o procedimento de submissão é feito pelo autor correspondente, sendo que o e-mail utilizado para a submissão será o e-mail para comunicação entre os editores e o autor.

Confirmação de envio: o e-mail de confirmação de envio é uma recepção bem sucedida da submissão e, ainda, indicativa de que todos os passos para formatação foram seguidos. Se nenhuma resposta foi recebida dentro de sete dias, o autor deve entrar em contato com o Editor Chefe da revista pelo e-mail: pecibes.humap@ebserh.gov.br.

Decisão inicial: Uma primeira decisão será tomada pelos editores em um prazo de até 30 dias. Após este processo, o autor será notificado se o artigo foi aceito para revisão ou recusado.

Revisão inicial: Para garantir maior controle de qualidade científica, os trabalhos serão avaliados pelos pares - peer review - (prazo máximo de 90 dias). Será enviado um e-mail ao autor correspondente solicitando as correções necessárias para que o artigo seja aceito para publicação. Todas as alterações devem ser feitas em arquivo Microsoft Word®. Após esse processo, os autores devem resubmeter o artigo. As perguntas dos revisores que não se aplicam às alterações no texto principal devem ser respondidas em arquivo separado do Microsoft Word®.

Revisão final: Passado o processo de revisão e após o aceite final, será encaminhada uma prova gráfica ao autor correspondente.

As propostas serão examinadas por no mínimo dois pareceristas indicados pelos Editores, pela Comissão Editorial ou ainda pelo Conselho Editorial.

A PECIBES incentiva a publicação de versões remodeladas dos pareceres finais, desde que com a autorização explícita do  parecerista. Nesses casos, os autores do trabalho publicado terão direito à tréplica conforme detalhado abaixo. Esse expediente visa fomentar o debate acadêmico qualificado e cortês entre pares sem prejudicar a eventual opção por anonimato dos envolvidos.

Em relação à avaliação, são quatro os resultados possíveis nessa segunda etapa: (I) aprovado para publicação sem modificações; (II) aprovado para publicação condicionada a modificações; (III) revisar e ressubmeter; e (IV) recusado. Caso haja ressubmissão, a PECIBES poderá tanto aceitar quanto recusar novamente o manuscrito. O tempo médio para a segunda etapa é de noventa dias.

Reciprocidade

Entende-se que a submissão de artigos a serem avaliados sob o sistema de parecer implica o compromisso do/a autor/a de responder da forma mais satisfatoriamente possível às observações dos avaliadores.

A PECIBES aprecia o esforço da comunidade acadêmica em contribuir com seu trabalho para melhorar a qualidade da produção científica das ciências sociais no Brasil. Por isso, a revista reserva o direito de recusar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões dos/as pareceristas sem justificação razoável.

Boas práticas científicas

Em sintonia com os avanços no campo da ética e das boas práticas científicas, todos os trabalhos aprovados na primeira etapa serão submetidos a teste de plágio e “autoplágio” ou republicação (publicação como material inédito de textos já publicados). Eventuais casos de má prática serão examinados e decididos pela Comissão Editorial seguindo as Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ―CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).

As opiniões emitidas em artigos assinados e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade dos seus autores (as).

Direitos autorais e Licença

Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.

 

Publicação

 Após o envio da versão atualizado do artigo, com as modificações requeridas pelos avaliadores, o artigo será inserido na revista a ser publicada de acordo com o calendário semestral (meses: julho ou dezembro).