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Artigos (fluxo contínuo)
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Educação Matemática com pessoas jovens, adultas e idosas
Recentemente foi criado o Grupo de Trabalho 16 - Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (GT 16), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Esse GT tem como objetivo central lutar para que a comunidade da Educação Matemática volte sua atenção reflexiva, sua vitalidade criativa e seu engajamento político para as demandas e as possibilidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como modalidade de oferta da Educação Básica, constantemente negligenciada pelas políticas públicas em nosso país, e para a Educação com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EPJAI), num sentido mais amplo, como campo de ação pedagógica e de investigação.
A intenção deste dossiê é reunir e divulgar a reflexão que se tem produzido no âmbito dessa preocupação com as contribuições e os desafios da Educação Matemática na modalidade EJA e no campo da EPJAI, seus marcos teórico-metodológicos, seus achados, suas análises, seus desdobramentos, seus limites e suas perspectivas.
A busca pelo fortalecimento, via interlocução qualificada, dos educadores/as e investigadores/as que se dedicam às questões relacionadas à Educação Matemática com pessoas jovens, adultas e idosas que foram privadas do acesso ao direito à Educação Escolar quando crianças ou adolescentes (EMPJAI), está também entre os motivos que nos levaram a propor este dossiê.
Espera-se, com este espaço, que pesquisadores/as do país todo possam contribuir com seus estudos acerca da EMPJAI, fortalecendo as discussões da área e potencializando a parceria entre diferentes grupos. Ainda, considerando o contexto atual de políticas neoliberais e de restrição de direitos, esta coletânea destaca-se como necessária quando levam a público investigações, práticas pedagógicas e modos de conceber as relações pedagógicas que medeiam ou são mediadas por conhecimentos matemáticos, envolvendo estudantes, professores/as, gestores/as e investigadores/as da Educação com pessoas jovens, adultas e idosas.
Formação de Professores e o Modelo dos Campos Semânticos: inter. possíveis
O Modelo dos Campos Semânticos (MCS), teoria elaborada pelo Prof. Dr. Romulo Campos Lins (1954-2017), completará 30 anos em 2022. Considerando as diferentes e variadas abordagens adotadas por pesquisadoras e pesquisadores que tratam do MCS no que se refere ao campo da Formação de Professores, em particular de professoras e professores que ensinam Matemática, entendemos a pertinência e relevância de organizar junto à Revista Perspectivas da Educação Matemática um número temático que visa a congregar representantes dessa diversidade de produções.
Sendo assim, gostaríamos de convidar você a participar dessa edição, que será uma justa homenagem ao Prof. Dr. Romulo Campos Lins, que tanto contribuiu à consolidação da área da Educação Matemática no Brasil e que deixou, pela teoria por ele produzida e por todo o trabalho desenvolvido como educador matemático, um legado inestimável.
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