Noções de Cidadania em Livros Didáticos de Matemática produzidos para os Anos Iniciais da Educação do Campo no Brasil

  • Vanessa Franco Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Angela Guida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-8948-646X
Palavras-chave: Cidadania, Livros didáticos de matemática; Educação do campo

Resumo

Neste artigo, analisamos o Programa Nacional do Livro Didático, que avalia e distribui livros didáticos de matemática para a população do campo no Brasil. De uma perspectiva foucaultiana, os livros didáticos são concebidos como uma tecnologia poderosa para governar a população. Por meio de uma análise de discurso, interrogaram-se as falas sobre as noções de cidadania que circulam nesses materiais. Da análise dos dados, pudemos encontrar 182 trechos que nos mostraram essas noções de cidadania no contexto do campo. Trabalhamos com três depoimentos: Noções de comunidade e coletividade no contexto do campo, Conscientização da saúde individual e coletiva, Ambiental definindo todos como um personagem responsável. Como resultado, pudemos concluir que as habilidades matemáticas se mostram como uma forma de gerenciar de forma eficiente essas práticas requeridas, aquelas que viabilizam as responsabilidades individuais.

Biografia do Autor

Vanessa Franco Neto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora doutora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: vanessa.neto@ufms.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2129-8040

Angela Guida , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora doutora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: angelaguida.ufms@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8948-646X

Referências

ANDRADE-MOLINA, M. The fabrication of qualified citizens: from the “expert-hand worker” to the “scientific minded”. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 10, n. 22 – Seção Temática, 2017.

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R. F. A.; GUSMÃO, T. C. R. S. Novo girassol: saberes e fazeres do campo. Alfabetização matemática – 1º Ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014a.

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R. F. A.; GUSMÃO, T. C. R. S. Novo girassol: saberes e fazeres do campo. Alfabetização matemática - 2º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014b.

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R. F. A.; GUSMÃO, T. C. R. S. Novo girassol: saberes e fazeres do campo. Matemática - 4º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014c.

BONJORNO, J. R; BONJORNO, R. F. A.; GUSMÃO, T. C. R. S. Novo girassol: saberes e fazeres do campo. Matemática - 5º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2014e.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei n°. 9.394 de 20 de dez. de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Imprensa Nacional, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

CARVALHO, J. B. P. The Brazilian mathematics textbook assessments. ZDM [online], v. 50, n. 5, p. 773-785. 2018.

FERNANDES, I. L. A construção de políticas públicas de educação do campo através das lutas dos movimentos sociais. Revista Lugares de Educação, v. 4, n. 8, p. 125-135, 2014.

FOUCAULT, M. The archaeology of knowledge. (World of man). Pantheon Books, New York, 1972.

FOUCAULT, M. Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. Do Governo dos Vivos: curso no Collége de France (1979-1980). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

FOUCAULT, M. Ditos e Escritos IV: estratégia, poder-saber. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

GALLO, S. D.; ASPIS, R. L. Ensino de filosofia e cidadania nas “sociedades de controle”: resistência e linhas de fuga. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 89-105, 2010.

GALLO, S. Infância e Resistência – resistir a quê? Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 31, n. 61, p. 199-211, 2013.

GOMES, L. B.; CONDEIXA, M. C. G.; FIGUEIREDO, M. T.; VIDIGAL, S. M. P. Alfabetização Matemática e Ciências – 2º Ano. Coleção Campo Aberto. São Paulo. Global Editora, 2014a.

GOMES, L. B.; CONDEIXA, M. C. G.; FIGUEIREDO, M. T.; VIDIGAL, S. M. P. Alfabetização Matemática e Ciências – 3º Ano. Coleção Campo Aberto. São Paulo. Global Editora, 2014b.

HILLBUR, P.; IDELAND, M.; MALMBERG, C. Response and responsibility: fabrication of the eco-certified citizen in Swedish curricula 1962–2011. Journal of Curriculum Studies, 2016.

IDELAND, M.; MALMBERG, C.; (2014a): “Our common world” belong to “Us”: constructions os otherness in education for sustainable development. Critical Studies in Education, 2014a.

IDELAND, M.; MALMBERG, C. Governing ‘eco-certified children’ through pastoral power: critical perspectives on education for sustainable development. Environmental Education Research, 2014b.

KNIJNIK, G. Mathematics education and the Brazilian Landless Movement: three different mathematics in the context of the struggle for social justice. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 21, 2007.

NETO, V. F. Livros Didáticos de Matemática para o Campo: Aqui também se aprende a ser Mãe. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Anais. Foz do Iguaçú: 2018.

NETO, V. F. Quando aprendo matemática, também aprendo a viver no campo? Mapeando subjetividades. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2019

NETO, V. F.; VALERO, P., GUIDA, A. M. The curricular-toy, mathematics and the production of gendered subjectivities. Proceedings of the Tenth International Mathematics Education and Society Conference (MES10), Article 10, 2019.

PAIS, A.Mathematics Education as a Matter of Economy. In: PETERS, M. (eds). Encyclopedia of Educational Philosophy and Theory. Springer, Singapore, 2016

POPKEWITZ, T. What Is 'Really' Taught As The Content of School Subjects?: Teaching School Subjects As An Alchemy. The High School Journal, v. 101, n.2, p. 77-89, 2018.

SILVA, R. A.; FELIZ, K. K. F.; SOUZA, M. J. J. B.; SIQUEIRA, E. S. A Gestão dos Resíduos Sólidos no Meio Rural: O Estudo de um Assentamento da Região Nordeste do Brasil. Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v. 8, n. 20, p. 593-613, 2014.

SILVA, M. A. A Política Cultural dos Livros Didáticos de Matemática: um guia para transformar estudantes em cidadãos neoliberais. Linhas Críticas (Online), v. 25, p. 381-398, 2019.

THADEI, J. L. M.; FIGUEIREDO, L. I. B.; GOMES, L; B.; VIDIGAL, S. M. P. Letramento e Alfabetização Matemática – 1º Ano. Coleção Campo Aberto. São Paulo: Global Editora, 2014.

TRÖHLER, D. La medicalización de la investigación educativa actual y sus efectos en las políticas y reformas escolares. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, v. 19, n. 1, p. 368-383, 2015.

VEIGA-NETO, A. A ecopolítica e a desfronteirização do humano. Apontamentos e provocações. Revista Ecopolítica, São Paulo, n. 6, p 65-73, 2013.

Publicado
2021-08-09
Como Citar
NETO, V. F.; GUIDA , A. Noções de Cidadania em Livros Didáticos de Matemática produzidos para os Anos Iniciais da Educação do Campo no Brasil. Perspectivas da Educação Matemática, v. 14, n. 35, p. 1-20, 9 ago. 2021.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)