Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 14 n. 35 (2021): Perspectivas da Educação Matemática
Publicado:
2021-08-17
Editorial
Expediente e Editorial - Volume 14, número 35 – 2021
1-10
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13768
Editorial Seção Temática: Problematizações de Formações Matemáticas na Licenciatura em Matemática
(ou: Uma nota; por problematizações como janelas)
1-4
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13769
Autores Convidados
Paulo Freire e Educação Matemática: Inspirações e Sinergias com a Modelagem Matemática
Ana Paula dos Santos Malheiros, Régis Forner, Lahis Braga Souza
1-22
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13155
Artigos (fluxo contínuo)
Discentes da Licenciatura em Matemática: Entrelace entre Experiência e Pré-Projeto de Pesquisa
Simone Moura Queiroz
1-14
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.9965
Diálogos entre o Ensino de Probabilidade e Estatística e a Educação Inclusiva nas Pesquisas Brasileiras
Gleidson Santos Correia, Irene Mauricio Cazorla
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12549
O Facebook como Alternativa de Trabalho na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática
Klinger Teodoro Ciríaco, Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia
1-24
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12757
Tecnologias Digitais e Práticas de Subitização: Perspectivas na Educação Básica
Wagner da Silveira Marques
1-23
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.11502
As Modificações Curriculares do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, 1971-1996
Suélen Rita Andrade Machado, Lucieli Maria Trivizoli
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.10899
A Transcrição na Análise Fenomenológica: Um Olhar ao Trabalho com Geometria Dinâmica
José Milton Lopes Pinheiro
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.10269
Possibilidades de Diálogo entre a Educação Física e a Matemática por meio do Desenvolvimento de uma Prática de Modelagem Matemática
Ticiano Azevedo Bastos, Milton Rosa
1-25
PDF
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12433
Pedagogia Freiriana e Educação Matemática: Diálogo, Tolerância e Inclusão
Amanda Queiroz Moura
1-16
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12745
Noções de Cidadania em Livros Didáticos de Matemática produzidos para os Anos Iniciais da Educação do Campo no Brasil
Vanessa Franco Neto, Angela Guida
1-20
PDF (English)
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12357
Interpretações de Características da Modelagem Matemática Presentes na Literatura a partir das Dimensões da Relação com o Saber
Caio Juvanelli, Wellington Hermann, Valdete dos Santos Coqueiro, Marinez Meneghello Passos
1-24
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13060
Aperfeiçoamento da Engenharia Didático-Informática com Contribuições da Metodologia de Desenvolvimento do Software Modellus
Ricardo Tiburcio, Franck Bellemain
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12504
Análise de Situações que Abordam Álgebra em Livros Didáticos dos Anos Iniciais
João Alberto da Silva, Luana Leal Alves, Rafael Penha Andrade
1-20
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12075
Interpretação do Ensino de Frações em Livros do GRUEMA
Relicler Pardim Gouveia
1-17
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.11152
Questões Sociocientíficas como Contexto em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental
José Roberto da Rocha Bernardo, Bruno Alves Dassie
1-18
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12128
Problematizações sobre Formação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemát
No Tropos da Formação de Professores de Matemática
Filipe Santos Fernandes
1-6
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13387
Formação Matemática na Licenciatura e Demandas da Prática Docente Escolar: o Caso da Álgebra
Juliano Pereira da Silva, Plinio Cavalcanti Moreira
1-32
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13258
Legitimidades para a Disciplina de Cálculo na Licenciatura em Matemática
Laís Cristina Viel Gereti, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
1-28
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13386
A Formação Matemática do Professor da Educação Básica: das Concepções Historicamente Dominantes às Possibilidades Alternativas Atuais
Plinio Cavalcanti Moreira, Ana Cristina Ferreira
1-30
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13262
Por uma Formação Matemática Orientada pela Prática Docente na Educação Básica
Henrique Rizek Elias
1-26
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13234
Afinando o Foco em Matemática: Desenho, Implementação e Avaliação de Atividades MathTASK para a Formação de Professores de Matemática
Irene Biza, Lina Kayali, Bruna Moustapha-Corrêa, Elena Nardi, Athina Thoma
1-41
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13407
Conceitualizando Tarefas Formativas para Desenvolver as Especificidades do Conhecimento Interpretativo e Especializado do Professor
Miguel Ribeiro, Alessandra Almeida, Maria Mellone
1-32
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13263
Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção
Victor Giraldo, Tatiana Roque
1-21
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13409
O que Torna uma Matemática Digna de Ocupar Lugar em um Currículo de Licenciatura em Matemática?
Sônia Maria Clareto, Margareth Aparecida Sacramento Rotondo
1-15
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13412
Ações de Formação de Professores de Matemática e o Movimento de Construção de sua Identidade Profissional
Márcia Cristina Costa Trindade Cyrino
1-26
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13408
Desconstruindo Tabus na Formação Matemática de Professores de Matemática
Viviane Cristina Almada de Oliveira , Patrícia Rosana Linardi, João Ricardo Viola dos Santos
1-25
PDF
DOI :
https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13672
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários