Discussões Matemáticas em Aulas de Cálculo Diferencial e Integral e as Ações do Professor

Palavras-chave: Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Discussões Matemáticas, Raciocínio matemático., Tarefas exploratórias.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar as ações do professor na condução das discussões matemáticas, no contexto do trabalho com tarefas exploratórias em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. Desenhado como uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, o estudo considerou transcrições do diálogo entre o professor e os estudantes ingressantes em um curso de Engenharia acerca da resolução de uma tarefa envolvendo diferentes representações de funções. Como resultados, destacamos que foram oportunizados aos alunos momentos para se expressarem (em geral, pelas ações de convidar e guiar/apoiar), elaborarem justificativas e refletirem sobre aspectos nos quais não haviam pensado anteriormente (pela ação de desafiar), “atiçando” sua criatividade e, consequentemente, fortalecendo seu raciocínio. Tais momentos ampliaram a capacidade dos alunos de raciocinar matematicamente, fazendo-os pensar, compreender ideias matemáticas e aplicá-las.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Federal Tecnológica do Paraná. E-mail: andreluistrevisan@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8732-1912.

Marcio Alexandre Volpato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática. Docente da Educação Básica (SEED-PR). E-mail: marciovolpato@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5209-6708.

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Publicado
2022-04-29
Como Citar
TREVISAN, A. L.; VOLPATO, M. A. Discussões Matemáticas em Aulas de Cálculo Diferencial e Integral e as Ações do Professor. Perspectivas da Educação Matemática, v. 15, n. 37, p. 1-21, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)