Limites de Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio na Resolução de Atividade de Potenciação
Resumo
Este estudo estabelece discussão sobre limites de estudantes do 1º. ano do Ensino Médio na resolução de atividades de potenciação com vistas à aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas. O foco principal recai sobre atividade do Caderno do Aluno, material didático da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo da série e sobre discussões em relação ao ensino e aprendizagem do conteúdo, presentes nos Parâmetros Curriculares
Nacionais – PCN; nos livros didáticos e na literatura da área de Educação Matemática. As análises preliminares da Atividade do Caderno do Aluno indicaram que os conhecimentos matemáticos retrospectivos necessários são
operações com potências e com frações e suas propriedades, principalmente, multiplicação e divisão de frações, e que a ausência desses conhecimentos levaria os alunos a cometer equívocos. O diálogo com a literatura da área
permite concluir que os conhecimentos matemáticos retrospectivos dos alunos podem não ser suficientes para que o aluno complete corretamente a resolução e atinja o ponto de generalização.
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