Limites de Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio na Resolução de Atividade de Potenciação

  • Walter Aparecido Borges Secretaria da Educação, SEESP. São Paulo – SP.
  • Maria Helena Palma de Oliveira Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP.
  • Marlene Alves Dias Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP
Palavras-chave: Potenciação. Educação Básica. Dificuldades de alunos.

Resumo

Este estudo estabelece discussão sobre limites de estudantes do 1º. ano do Ensino Médio na resolução de atividades de potenciação com vistas à aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas. O foco principal recai sobre atividade do Caderno do Aluno, material didático da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo da série e sobre discussões em relação ao ensino e aprendizagem do conteúdo, presentes nos Parâmetros Curriculares
Nacionais – PCN; nos livros didáticos e na literatura da área de Educação Matemática. As análises preliminares da Atividade do Caderno do Aluno indicaram que os conhecimentos matemáticos retrospectivos necessários são
operações com potências e com frações e suas propriedades, principalmente, multiplicação e divisão de frações, e que a ausência desses conhecimentos levaria os alunos a cometer equívocos. O diálogo com a literatura da área
permite concluir que os conhecimentos matemáticos retrospectivos dos alunos podem não ser suficientes para que o aluno complete corretamente a resolução e atinja o ponto de generalização.

Biografia do Autor

Walter Aparecido Borges, Secretaria da Educação, SEESP. São Paulo – SP.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Secretaria da Educação, SEESP. São Paulo – SP.

Maria Helena Palma de Oliveira, Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP.

Doutora em Psicologia da Aprendizagem pela Universidade de São Paulo – IPUSP. Docente da Universidade
Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP.

Marlene Alves Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Paris 7. Docente da Universidade Anhanguera de São
Paulo – UNIAN-SP. São Paulo- SP

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Publicado
2015-11-06
Como Citar
BORGES, W. A.; OLIVEIRA, M. H. P. DE; DIAS, M. A. Limites de Estudantes do 1º Ano do Ensino Médio na Resolução de Atividade de Potenciação. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 16, 6 nov. 2015.