A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria

  • Marcelo Câmara Santos UFPE
  • Marcus Bessa Menezes UFCG
Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático, Transposição Didática, Análise Praxeológica.

Resumo

Esse texto tem como objetivo apresentar os elementos da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard e que vem sendo desenvolvida por diversos pesquisadores em diferentes países. Trata-se de uma teoria desenvolvida no quadro da Didática da Matemática francesa e que permite, particularmente, analisar situações de ensino e aprendizagem da matemática escolar. A TAD foi elaborada pela necessidade de ampliação da Teoria da Transposição Didática, desenvolvida pelo mesmo autor nos anos 80, na França, e se baseia na noção de relação ao saber. Nesse texto apresentamos os elementos principais da teoria, incluindo a noção de praxeologia, buscando incluir exemplos do cotidiano da sala de aula de matemática.

Referências

BESSA DE MENEZES, M. Investigando o processo de transposição didática interna: o caso dos quadriláteros. 2004. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

BESSA DE MENEZES, M. Praxeologia do professor e do aluno: uma análise das diferenças no ensino de equações de 2º grau. 178f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, UFPE, Recife, 2010.

BOSCH, M. Un punto de vista Antropológico: La evolución de los instrumentos de representación en la actividad Matemática. IV Simpósio SEIEMIV (Huelva 2000). Ponencia invitada al Seminário de Investigación I, “Representación y comprensión” (Versión preliminar, 30-6-2000). disponível em: http://www.ugr.es/local/seiem/IV_Simposio.htm. Acesso em 15/01/2007.

BOSCH, M. e CHEVALLARD, Y. Ostensifs et sensibilité aux ostensifs dans l’activité mathématique. In: Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage. 1999. p. 77-124.

BROUSSEAU, G. Problèmes et résultats de Didactique des Mathématiques, ICMI Study 94. 1994.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée Sauvage, 1991.

______. Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. In Recherches en Didactique des Mathématiques 12(1). Grenoble: La Pensée Sauvage. 1992. P.73-111.

______. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. In : L’UNIVERSITE D’ETE, 1998, p.91-118. Actes de l’Université d’été La Rochelle. Clermont-Ferrand, France: IREM, 1998.

______. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In : Recherches en Didactiques des Mathématiques 19(2). Grenoble: La Pensée Sauvage, 1999. p. 221-266.

______. In: Duperret J.C., Fenice J.C.. L’accès au calcul littéral et algébrique: un enjeu du collège. In Repères (34). Besançon: IREM, 1999. p.29-54.

KURY, M. G. Minidicionário Gama Kury da Língua Portuguesa. 1ª Edição. São Paulo: FTD, 2002.

RAVEL, L. Des programmes a la classse: etude de la transposition didactique interne. Tese de Doutorado não-publicada. Université Joseph Fourier – Grenoble I, 2003.

Publicado
2015-12-18
Como Citar
SANTOS, M. C.; MENEZES, M. B. A Teoria Antropológica do Didático: uma Releitura Sobre a Teoria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.