Representações Sociais da Docência na Educação a Distância: enxergar a si mesmo no cenário de formação de professores de Matemática na modalidade a distância

seeing yourself in the training scenario of Mathematics teachers in distance modality

Palavras-chave: Formação em Matemática, Educação a Distância/Modalidade a Distância, Representações Sociais, Identidade docente

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, defendida na linha de pesquisa em Educação Matemática - EduMat, e objetiva desvelar as Representações Sociais da docência na modalidade a distância, captando os sentidos atribuídos a si pelos/pelas professores/professoras de Matemática que atuam nesta modalidade de ensino e que constituem uma identidade de si mesmo. Estudo de abordagem qualitativo-exploratória de natureza analítico-descritiva e a coleta de dados foi por meio da técnica de complementação de frase (“Ser professor/a de Matemática na EAD...”). A análise e interpretação dos resultados alinhou-se à proposta de análise do conteúdo de Bardin (2016) e abordagem societal de Willem Doise (1986; 2001; ALMEIDA, 2009). Os dados/resultados revelaram que os professores/professoras de Matemática compreendem seus múltiplos papéis na EaD, enxergam-se na formação que atuam e mostram-nos uma identidade tecida no fazer a docência e/ou no vivenciar essa docência neste espaço outro de formação: a Educação a Distância/formação em Matemática na modalidade a distância.

Biografia do Autor

Joeanne Neves Fraz, Universidade de Brasília - UNB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB, 2022). Mestra em Educação (PPGE/UnB, 2004); Especialista em Educação a Distância (UNOPAR, 2016). Licenciada e Bacharel em História (UNESP, 1996). Integrante do Grupo de Pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM (UnB, 2018). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6230474179509786

E-mail: fraz.joeanne@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8623-3769.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UNB

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Educação Matemática (PUCSP), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT). Professor da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). Líder do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM. Tutor do Grupo PET Educação da UnB.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8911881624400864

E-mail: geust2007@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1455-6646.

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Publicado
2023-08-22
Como Citar
FRAZ, J. N.; MOREIRA, G. E. Representações Sociais da Docência na Educação a Distância: enxergar a si mesmo no cenário de formação de professores de Matemática na modalidade a distância. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 43, p. 1-18, 22 ago. 2023.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)