Representações Sociais da Docência na Educação a Distância: enxergar a si mesmo no cenário de formação de professores de Matemática na modalidade a distância
seeing yourself in the training scenario of Mathematics teachers in distance modality
Resumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, defendida na linha de pesquisa em Educação Matemática - EduMat, e objetiva desvelar as Representações Sociais da docência na modalidade a distância, captando os sentidos atribuídos a si pelos/pelas professores/professoras de Matemática que atuam nesta modalidade de ensino e que constituem uma identidade de si mesmo. Estudo de abordagem qualitativo-exploratória de natureza analítico-descritiva e a coleta de dados foi por meio da técnica de complementação de frase (“Ser professor/a de Matemática na EAD...”). A análise e interpretação dos resultados alinhou-se à proposta de análise do conteúdo de Bardin (2016) e abordagem societal de Willem Doise (1986; 2001; ALMEIDA, 2009). Os dados/resultados revelaram que os professores/professoras de Matemática compreendem seus múltiplos papéis na EaD, enxergam-se na formação que atuam e mostram-nos uma identidade tecida no fazer a docência e/ou no vivenciar essa docência neste espaço outro de formação: a Educação a Distância/formação em Matemática na modalidade a distância.
Referências
ABRIC, Jean-Claude. Prácticas sociales y representaciones. México: Ediciones Couoacán, 1994.
ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Conceito de Identidade e sua Contribuição na Formação de Professores de Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 32, p. 1-19, 31 mai. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/6617/7872. Acesso em: 10 jul. 2023.
ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. Abordagem Societal das Representações Sociais. Sociedade e Estado, Brasília (DF), v. 24, n. 3, p. 713-737, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/rHhKVKfRWrCyyfqVfrzLX9x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jul. 2022.
ALMEIDA, Maria Cristina. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), os novos contextos de ensino-aprendizagem e a identidade profissional de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 8, n. 221, jan./abr. 2008. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/723/699. Acesso em: 15 ago. 2020.
ALVES, Denise de Oliveira. Inclusão de pessoas com deficiência na Educação Superior: Representações Sociais que produzem sentidos e (re)desenham cenários. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília - UnB, Brasília (DF), 2015.
ARAÚJO, Sinay Santos Silva de. Cultura Informacional, Representações Sociais e Educação a Distância: um estudo de caso na Ead da UFMG. 239f, 2011. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte (MG), 2011.
ARRUDA, Angela. Representações Sociais: dinâmicas e redes. In: SOUSA, Clarilza Prado de; ENS, Romilda Teodora; VILLAS BÔAS, Lúcia Pintor Santiso; NOVAES, Adelina de Oliveira; STANICH, Karina A. Biasoli (orgs.). Angela Arruda e as Representações Sociais: estudos selecionados. Curitiba, PR: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2014. p. 39-66.
AUSUBEL, David Paul. The Acquisition and Retention of Knowledge: a cognitive view. Holanda: Kluwer Academic Publishers, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2016.
BERTONI, Luci Mara; GALINKIN, Ana Lúcia. Teoria e métodos em Representações Sociais. In: MORORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete Souza; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de (orgs.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias [on-line]. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017. p. 101-122. Disponível em: https://books.scielo.org/id/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938-05.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BONETO, Cristiane; MANRIQUE, Ana Lucia; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Indícios de Representações Sociais em uma comunidade de prática enquanto espaço de formação continuada. VIDYA, v. 38, n. 1, p. 59-73, jan./jun., 2018, Santa Maria, RS, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/download/2166/2149. Acesso em: 5 ago. 2020.
BORBA, Marcelo de Carvalho; LLINARES, Salvador. Online Mathematics Teacher Education: overview of an emergent field of research. In: ZDM Mathematics Education. 2012. 44: 697-704. DOI 10.1007/s11858-012-0457-3. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/232167. Acesso em: 30 mai. 2022.
BORGES, Fabrícia Teixeira; VERSUTI, Andrea Cristina; PIOVESAN, Angélica de Fátima. Lorqueando: a literatura como vivência estética de si e do outro na educação a distância. Revista Contrapontos - Eletrônica, Vol. 12 - n. 3 - p. 341-349 / set-dez 2012. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/3887. Acesso em: 30 mai. 2022.
COLL, César. Psicología de la educación y prácticas educativas mediadas por las tecnologías de la información y la comunicación. Una mirada constructivista. Revista Electrónica Sinéctica, núm. 25, agosto-enero, 2004, pp. 1-24, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente Jalisco, México.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria a prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
______. Prefácio. In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2017. p. 11-22.
DOISE, Willem. Les représentations sociales: definition d’un concept. In: DOISE, Willem; PALMONARI, Augusto (Dir.). L’étude des représentations sociales. Neuchâtel; Paris: Delachaux et Niestlé, 1986. p. 81-94.
______. Atitudes e Representações Sociais. In: JODELET, Denise (org.). As Representações Sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 187-203.
DOTTA, Leanete Thomas. Representações sociais de ser professor. Campinas, SP: Alínea, 2006.
FERREIRA, Arthur Vianna. As Representações Sociais de ‘educando-pobre’ e a formação da identidade profissional do educador social. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 37, p. 274-299, 2017. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewFile/3742/1992. Acesso em: 25 ago. 2022.
FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília, DF: Plano Editora, 2003.
FRAZ, Joeanne Neves. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: Representações Sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF), 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GILLY, Michel. Máitre-élève: rôles institutionelts et representations. Paris: PUF, 1989.
GONÇALVES, Helenice Maia; SOUSA, Clarilza Prado de. Articulações entre Representações Sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n. 27, p. 258-288, 2015. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/1260. Acesso em: 18 fev. 2019.
GONZÁLEZ REY, Fernando. O valor heurístico da subjetividade na investigação psicológica. In: GONZALEZ REY, Fernando (org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em psicologia. São Paulo: Thomson, 2005. p. 27-51.
______. As Representações Sociais como produção subjetiva: seu impacto na hipertensão e no câncer. Psicologia: Teoria e Prática, 8(2), p. 69-85, 2006. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/1938/193818634002.pdf. Acesso em: 4 ago. 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 2 jul. 2022.
______. Resumo Técnico do Censo da Educação Superior 2020 [recurso eletrônico]. – Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 2 jul. 2022.
______. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Brasília, DF: Inep, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 19 nov. 2020.
JODELET, Denise. Représentation sociale: phénomènes, concept et théorie. In: MOSCOVICI, Serge. Psycochologie Sociale. Paris, PUF – Fodamental, 1988. p. 357-389.
______. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. p. 17-41.
______. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das Representações Sociais. Sociedade e Estado, Brasília (DF), v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/bqm4vwYnbPvPy9dDGMWHqZt/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 21 mar. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O conceito de Representações Sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos de Representações Sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 89-111.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O Mestrado Profissional e a formação interdisciplinar no ensino de Matemática: Do disciplinar ao transdisciplinar. In: FERREIRA, João Roberto Resende; PORTO, Marcelo Duarte; SANTOS, Mirley Luciene dos. Os desafios do ensino de Ciências no século XXI e a formação de professores para a Educação Básica. Curitiba, PR: CRV, p. 217-231, 2017.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lucia. Que representações professores que ensinam Matemática possuem sobre o fenômeno da deficiência? 36ª Reunião Nacional da ANPED, Goiânia, GO. Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais, v. 1, p. 204-221, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt19_trabalhos_pdfs/gt19_3046_texto.pdf. Acesso em: 5 ago. 2020.
MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lucia. Educação Inclusiva: Representações Sociais de professores que ensinam Matemática. Poíesis Pedagógica, Catalão (GO), v.12, n.1, p. 127-149, jan/jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/31213/16808. Acesso em: 5 ago. 2020.
MOSCOVICI, Serge. Social Influence and Social Control. London: Academic Press, 1973.
______. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
______. La Representación Social: un concepto perdido. IEP - Instituto de Estudios Peruanos. Lima, Mayo del. 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/5192830/IEP_Instituto_de_Estudios_Peruanos_LA_REPRESENTACI%C3%93N_SOCIAL_UN_CONCEPTO_PERDIDO. Acesso em: 24 nov. 2020.
______. Representações Sociais: investigação em Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
______. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
NÓVOA, Antônio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. Teoria e Educação, n. 4, p. 109-139, 1991.
PAULIN, Juliana França Viol. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: um olhar retrospectivo para os artigos do SIPEM. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 17-56.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: Pimenta, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012. p. 15-38.
PIOVESAN, Angélica de Fátima; BORGES, Fabrícia Teixeira. A construção da identidade docente na educação a distância a partir do uso de tecnologias para a criação de vídeos. Interfaces Científicas – Educação, Aracaju (SE), v. 01, n. 01, p. 33-41, out. 2012. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/312/84. Acesso em: 30 mai. 2022.
PONTE, João Pedro da; OLIVEIRA, Hélia; VARANDAS, José Manuel. O contributo das tecnologias da informação e da comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, Dario (org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003. p. 159-192.
QUEIROZ, Cátia R. O. Q. Desafios, conquistas e ferramentas da matemática na EAD. Sigmae, Alfenas, MG. V. 1, n. 1, p. 119-125, 2012. Disponível em: https://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/sigmae/article/view/98/33. Acesso em: 30 abr. 2020.
RAYOL, Ana Cláudia Ferreira. Ensino-aprendizagem em plataformas virtuais. In: SILVA, Angela Carrancho da (org.). Aprendizagem em ambientes virtuais e educação a distância. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009. p. 115-134.
ROSA, Maurício. Cyberformação com professores de Matemática: interconexões com experiências estéticas na cultura digital. In: ROSA, Maurício; BAIRRAL, Marcelo Almeida; AMARAL, Rúbia Barcelos. Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas. São Paulo: Livraria da Física, 2015. p. 57-96.
ROSSATO, Maristela; RAMOS, Wilsa Maria; MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e Interação nos Fóruns Online: reflexões sobre a permanência em Educação a Distância. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul (RS), v. 21, n. 2, p. 399-429, jul./dez. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3740/3032. Acesso em: 1 jun. 2021.
SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representação Social e identidade. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denise Cristina de (orgs.). Estudos interdisciplinares de Representações Sociais. 2. ed. Goiânia, GO: AB Editora, 2000. p. 151-159.
SILVA, Daniela de Souza; FRAZ, Joeanne Neves. Alice no Ciberespaço: uma Leitura Transdisciplinar da Obra de Lewis Carroll. In: VERSUTI, Andrea Cristina (org.). Tertúlia de escritos e estéticas sobre Educação, Tecnologias e Comunicação. 1. Ed. Aveiro, Portugal: Ria Editoral, 2020. p. 190-213. Disponível em: www.riaeditorial.com. Acesso em: 1 ago. 2020.
SOUZA, Raquel Castilho; CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. Representações Sociais do ensino e aprendizagem em Educação a Distância. Psicologia e Saber Social, 3(2), p. 220-246, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/article/download/14472/10951. Acesso em: 12 ago. 2020.
VAZ, Bárbara Regina Gonçalves. O impacto da educação a distância na identidade docente. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade/Revista Latinoamericana de Estudios en Cultura y Sociedad. Latin American Journal of Studies in Culture and Society, v. 5, Ed. Especial, abr., 2019, artigo n. 1164. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1164/931. Acesso em: 18 out. 2021.
VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, p. 548-564, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/174/pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. RIDH - Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru (SP), v. 8, n. 2, p. 173 - 188, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/26/14. Acesso em: 5 nov. 2021.
VILLARDI, Raquel; OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na Educação: uma perspectiva sócio-interacionista. Rio de Janeiro: Dunya, 2005.
Copyright (c) 2023 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.