Utilização do processo de desenvolvimento profissional Lesson Study no ensino da condição de alinhamento de três pontos: uma experiência desenvolvida no Estágio Curricular Supervisionado

  • Camila Buena Salustiano de Medeiros Universidade Federal de Campina Grande
  • Aluska Dias Ramos de Macedo Universidade Federal de Campina Grande
  • Leonardo Lira de Brito Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Estágio Curricular Supervisionado, Lesson Study., Condição de alinhamento de três pontos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como o Lesson Study pode contribuir para o ensino da condição de alinhamento de três pontos no contexto do Estágio Curricular Supervisionado. As regências foram realizadas em agosto de 2022 em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola na cidade de Cuité - PB. Para atingir o objetivo proposto, utilizamos a Lesson Study (LS) cujo ciclo contém três etapas: estudo e planejamento colaborativo; desenvolvimento das aulas na escola com observação de colegas; e reflexão conjunta sobre o que aconteceu durante as aulas ministradas. Utilizamos uma abordagem qualitativa nesta pesquisa e os resultados mostraram que a LS contribuiu para aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos estagiários.

Biografia do Autor

Camila Buena Salustiano de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Licenciatura Matemática pelo Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Campus Cuité/PB). Assistente de alfabetização pelo programa do Governo Federal Tempo de Aprender na Escola Municipal Celina de Lima Montenegro (Cuité/PB).

E-mail: camilabuena45@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0009-0000-3392-4961

Aluska Dias Ramos de Macedo, Universidade Federal de Campina Grande
Natural da cidade de Campina Grande - PB. Licenciatura Plena  em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Mestrado em  Educação na área de Didática da Matemática pelo Instituto de Educação da  Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Matemática e Tecnológica na área  de Didática da Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou  Doutorado Sanduíche na University of Copenhagen. Atualmente é professora  adjunta da Universidade Federal de Campina Grande - Campus Cuité.  Investigadora dos seguintes temas: formação de professores de matemática.  didática da matemática. desenvolvimento profissional do professor de  Matemática. lesson study ou jugyou kenkyuu. engenharia didática. grandezas e  medidas. pensamento algébrico. representações. currículo. Membro do Projeto "Lesson Study na Formação Inicial e Continuada do(a) Professor(a) de  Matemática: reflexão e colaboração em prol do desenvolvimento profissional  docente" UnB-UFCG-UFOB (2023-2024). Participa do GIEM – Grupo de  Investigação em Educação Matemática - UnB.

E-Mail: aluskadrmacedo@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0398-1097 .

Leonardo Lira de Brito, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente é Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente nível II da Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática PPGECEM/UEPB. Licenciado em Matemática pelo IFPB. Foi coordenador de Área do PIBID do Subprojeto de Matemática UFCG/Cuité. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática (2018 a junho de 2021), coordenador de área do Residência Pedagógica do subprojeto Matemática UFCG/ Cuité e coordenador dos Laboratórios de Ensino de Matemática ( 2016 a 2020). Tem experiência na área de Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Laboratório de Matemática e Formação Inicial e Continuada de professores de Matemática.

E-mail: leonardoliradebrito@gmail.com . ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1450-9855 .

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Publicado
2023-08-07
Como Citar
MEDEIROS, C. B. S. DE; MACEDO, A. D. R. DE; BRITO, L. L. DE. Utilização do processo de desenvolvimento profissional Lesson Study no ensino da condição de alinhamento de três pontos: uma experiência desenvolvida no Estágio Curricular Supervisionado. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-18, 7 ago. 2023.
Seção
Tarefas Matemáticas e a Aprendizagem Profissional Docente na Formação Inicial e