O Raciocínio Funcional de um Aluno do Ensino Fundamental com Síndrome de Down
Resumo
Este artigo trata de uma investigação sobre o Raciocínio Funcional de um aluno com Síndrome de Down (SD) que frequenta o Ensino Fundamental em Ilhéus-BA. O estudo tem por objetivo investigar os elementos do Raciocínio Funcional apresentado por esse aluno ao lidar com situações de padrões em sequência, além de identificar as circunstâncias em que e como ele se apresenta. Trata-se de uma pesquisa exploratória que empregou o método clínico piagetiano na coleta dados. Foram utilizadas atividades com sequências crescentes e repetitivas, de dois a três elementos, em três ambientes: Papel & Lápis, Material Manipulativo e Movimento Corporal. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a presença do raciocínio funcional quando o discente lidava com atividades de sequência com dois elementos, tanto na sequência repetitiva quanto na crescente e nos seguintes ambientes: MM e MC.
Referências
PIAGET, Jean. A representação do mundo na criança: com um concurso de onze colaboradores/ Jean Piaget. Trad. Adail Ubirajara Sobral (colaboração de Maria Stela Gonçalves). – Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2005.
PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa.; MATOS, Ana. Àlgebra no Ensino Básico. Ministério da Educação de Portugal, 2009.
RADFORD, Luis. Elementos de una teoría cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking, p. 103-129, 2006.
RODRIGUEZ, Bárbara Denicol do Amaral; MENEGHETTI, Cynthia Maria Schneider; POFFAL, Cristiana Andrade. Sequências numéricas, 2017. Disponível em: https://lemas.furg.br/images/seq2311.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.
SCHLIEMANN, Analucia Dias.; CARRAHER, Davi William.; BRIZUELA, Bárbara. M. Bringing out thealgebraic character of arithmetic: From children’s ideas to classroom practice. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007.
SILVEIRA, Alda Carina Ferreira da. Síndrome de Down: educação diferenciada, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências daEducação) – Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa – Portugal. Disponível em: https://recil.ensinolusofona.pt/handle/10437/3243. Acesso em: 16 out. 2023.
VALE, Isabel; PIMENTEL, Tereza; ALVERENGA, Dina; FÃO, António. Uma proposta didática envolvendo padrões - 1º e 2º ciclos do ensino básico. Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Viana do Castelo: ESE/IPVC, 2011
VIEIRA, Fabiana dos Santos. O raciocínio funcional na Educação Infantil: um estudo exploratório. 129f. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, Brasil. Disponível em: http://www.biblioteca.uesc.br/biblioteca/bdtd/202011526D.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.
VIEIRA, Fabiana dos Santos; MAGINA, Sandra Maria Pinto. A Early Álgebra no currículo da educação infantil: uma análise dos documentos nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 81-98, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5070. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5070. Acesso em: 29 out. 2022.
YOKOYAMA, Léo Akio. Matemática e Síndrome de Down. Rio de Janeiro: Ciência Moderna Ltda, 2014
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.