Etarismo e livro didático de matemática: práticas performáticas que instituem um (não) lugar à mulher idosa
Resumo
Inspirados nos conceitos de governamentalidade, de Michel Foucault, na Cultura da Performatividade, de Stephen Ball, este artigo propõe uma investigação a fim de analisar e descrever o modo como práticas discursivas movimentadas em livros didáticos de Matemática constituem a mulher idosa em nosso país. A partir de uma prática cartografia, analisamos imagens e mensagem presentes em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental I. Os dados evidenciam uma representação diminuída quando comparada a figura masculina de mesma faixa etária, evidenciando seu não lugar no livro didático e reforçando uma cultura baseada no patriarcado. Mais que isso, as poucas referências à sua presença no material analisado limitam sua atuação ao ambiente e afazeres domésticos, fato que, contornando a avaliação pedagógica do Programa Nacional do Livro Didático, evidencia elementos do etarismo, preconceito direcionado à pessoa idosa com base em julgamentos que tem como parâmetro a idade.
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