Etarismo e livro didático de matemática: práticas performáticas que instituem um (não) lugar à mulher idosa

Palavras-chave: Educação Matemática, Governamentalidade, Gênero

Resumo

Inspirados nos conceitos de governamentalidade, de Michel Foucault, na Cultura da Performatividade, de Stephen Ball, este artigo propõe uma investigação a fim de analisar e descrever o modo como práticas discursivas movimentadas em livros didáticos de Matemática constituem a mulher idosa em nosso país. A partir de uma prática cartografia, analisamos imagens e mensagem presentes em uma coleção de livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental I. Os dados evidenciam uma representação diminuída quando comparada a figura masculina de mesma faixa etária, evidenciando seu não lugar no livro didático e reforçando uma cultura baseada no patriarcado. Mais que isso, as poucas referências à sua presença no material analisado limitam sua atuação ao ambiente e afazeres domésticos, fato que, contornando a avaliação pedagógica do Programa Nacional do Livro Didático, evidencia elementos do etarismo, preconceito direcionado à pessoa idosa com base em julgamentos que tem como parâmetro a idade.

Biografia do Autor

José Wilson dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutorando pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha (2024). Doutor e mestre Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Matemática e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do sul. Possui experiência de 25 anos como professor de Matemática, sendo 13 deles dedicado ao Ensino Superior. Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua no curso de Licenciatura em Matemática, bem como no curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática cujas temáticas abarcam a Formação de Professores, Currículo e Educação Inclusiva, com particular interesse nos livros didáticos. É membro dos grupos de pesquisa CPCEM Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática e líder do Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade - GPEMATCC.

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Publicado
2024-11-01
Como Citar
CANDIA, R. DE M.; DOS SANTOS, J. W. Etarismo e livro didático de matemática: práticas performáticas que instituem um (não) lugar à mulher idosa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-19, 1 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática