Além de Números: Masculinidades Sob o Olhar da Pesquisa em Educação Matemática
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a literatura na área da Educação Matemática, focando especificamente nas representações e influências das masculinidades como objeto de análise. Para isso, foi realizada, no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), em que, a partir do marco temporal de 2000-2023 e dos descritores “Masculinidades” e “Matemática” – também traduzidos para o idioma de língua inglesa, construiu-se um corpus de 10 artigos. Posteriormente a isso, os dados foram tratados e analisados por meio de análise de conteúdo, cujas reflexões se aproximam do conceito de masculinidades adotado nos trabalhos e como isso está imbricado no ensino e aprendizagem da Matemática. Seus resultados indicam uma visão maniqueísta do gênero, violências simbólicas, barreiras para ascensão na carreira e discursos que tornam a masculinidade hegemônica nas aulas de matemática.
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