Nos entremeios de um curso de Licenciatura em Matemática do Sudeste Paraense: um olhar para as questões de Gênero e Sexualidade

Palavras-chave: Currículo, Educação Matemática, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de dissertação de mestrado situada no contexto da Educação Matemática. Teve como objetivo analisar se e como discussões de gênero e sexualidade compõem o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no sudeste paraense. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritivo-exploratória. Além disso, realizou-se a leitura crítica do PPC do curso supracitado. Como subsídio teórico, ampara-se em estudos de gênero e sexualidade, bem como discussões sobre currículo e educação matemática. No que tange aos resultados, nota-se que a despeito de algumas aproximações com questões das diversidades, há um apagamento discursivo no que tange às questões de gênero e sexualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Educação Matemática. Formação Inicial de Professores.

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Publicado
2024-11-04
Como Citar
DA SILVA E NETO, J.; RODRIGUES GOMES, A. C.; MICHELETTO MARTINS, I. Nos entremeios de um curso de Licenciatura em Matemática do Sudeste Paraense: um olhar para as questões de Gênero e Sexualidade. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-21, 4 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática