5, 6, 7, 8... das pistas de dança de salão aos livros didáticos de matemática: modos de construção do corpo feminino

Palavras-chave: Gênero, Livro Didático de Matemática, Dança de Salão

Resumo

O presente texto tem como objetivo questionar a neutralidade de duas ferramentas de subjetivação de corpos femininos: as pistas de dança de salão e os livros didáticos de matemática. Tais ferramentas compõem espaços de ensino não formal e formal, respectivamente, e, assim, dão pistas sobre um modo de existência que se deseja no contexto do modelo capitalista vigente. Para a produção de dados foi realizado um levantamento de pesquisas sobre dança de salão e gênero e livros didáticos de matemática e gênero. Após a leitura das pesquisas foram selecionados fragmentos para a descrição de corpos femininos subjetivados. A partir de teorias feministas e de conceitos da filosofia da diferença, concluiu-se que o conceito de neutralidade precisa ser descolado de tais ferramentas para abrir espaços para outros modos de existência de corpos femininos.

Biografia do Autor

Débora Pacheco, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: debora.rpacheco@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1051-3403

Carolina Polezi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: carolinapolezi@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4932-2540

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente do Departamento de Matemática (DMAT), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: elenilton@ufpr.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8081-5813

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Publicado
2024-11-01
Como Citar
PACHECO, D.; CAROLINA POLEZI; ELENILTON VIEIRA GODOY. 5, 6, 7, 8... das pistas de dança de salão aos livros didáticos de matemática: modos de construção do corpo feminino. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 47, p. 1-20, 1 nov. 2024.
Seção
Debates contemporâneos sobre Gêneros (e/,) Sexualidades e Educação Matemática