(Im)possibilidades escolares narradas por professores e professoras
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre o contexto escolar sul-mato-grossense, a partir de estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De maneira geral, busca-se problematizar como as escolas, e mais particularmente o ensino de matemática, produzem especificidades que vão além do que está previsto na legislação. Utilizando a metodologia da história oral, são produzidas narrativas de professores e professoras de matemática e de outras disciplinas, com o intuito de investigar historicamente a escolarização de grupos específicos. A diversidade das experiências educativas — incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação em Tempo Integral e os desafios do período pandêmico — fundamenta a discussão neste texto. Escrito em colaboração, o texto explora diferentes concepções de escola que compõem a rede estadual de ensino. As perspectivas narradas por docentes envolvidos no processo educativo explicitam as (im)possibilidades escolares em meio a movimentos diversos. São narrativas que revelam não como a escola é, mas como professores e professoras a percebem e vivenciam por dentro.
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. 9ºed. São Paulo: Perspectiva, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>.
BRASIL. Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 maio 1998.
DANIEL, Lilian Oliveira. Múltiplos cenários da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul a partir de narrativas de professores de matemática. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2022. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
DUSSEL, Inés. Isto não é uma escola ou é? Reflexões sobre o escolar em tempos de pandemia. Youtube: ANPEd Nacional. 29 de abril de 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=7qRxFsuN4AA&t=2255s> Acesso em 10 de out. 2024.
DUSSEL, Inés. Sobre a precariedade da escola. In: LARROSA, J. Elogio da escola. 1. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 87 – 110.
DUSSEL, Inés; Caruso, Marcelo. A invenção da sala de aula. Uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
FILHO, Edson do Espirito Santo; LOPES, Vânia Pereira Moreira; IORA, Jacob Alfredo. Os reformadores empresariais e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos de disputas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n. 2, p.159-170, abr. 2019. ISSN: 2175-5604.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 2010. 288p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Luiz Carlos de. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GALLO, S. Em Torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, 27(2). (2002). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 10 de abr. de 2023.
GIROTTO, E. D. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 16-30, jan./abr. 2018.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
IBGE, 2024.
LÓPEZ, Maximiliano. Gratuidade e promoção In: LARROSA, J; RECHIA, K. C; CUBAS, C. J. Elogio do professor. 1. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 189-200.
LINO, Carolina Moraes. A escola que de tanto ser vista, ninguém vê: a partir das narrativas dos professores de projeto de vida. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2023. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
MARTINS, Erika Martins; KRAWCZYK, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Article in Revista Portuguesa de Educação. June 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/325486249. Acesso em: 10 de out. de 2024.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sobre a escola que defendemos In: LARROSA, J. Elogio da escola. 2. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 161 – 175.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: Uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
RAMOS, Silviane de Queiroz Caixeta Christian. Narrativas de professores de matemática que atuaram no contexto do ensino remoto emergencial em Campo Grande-MS”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2022. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
SILVA, Renata Patrícia. Outros espaços: a escola praticada cenicamente. Palmas: Universidade Federal do Tocantins. Professora Assistente. UNESP. Doutoranda. 2018. Orientadora: Carminda Mendes André. DINTER/CAPES. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/download/3954/4031> Acesso em 10 de out. de 2024.
SILVA, Renta Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento, Florianópolis, v.3, n. 36, p. 235-248. 2019.
VEIGA-NETO, Alfredo. Didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação e Realidade. v. 21, n. 2. 1996. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3035. Acessado em 07 de maio de 2021.
Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.