(Im)possibilidades escolares narradas por professores e professoras

Palavras-chave: Educação Matemática. Narrativas de professores e professoras. Escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre o contexto escolar sul-mato-grossense, a partir de estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De maneira geral, busca-se problematizar como as escolas, e mais particularmente o ensino de matemática, produzem especificidades que vão além do que está previsto na legislação. Utilizando a metodologia da história oral, são produzidas narrativas de professores e professoras de matemática e de outras disciplinas, com o intuito de investigar historicamente a escolarização de grupos específicos. A diversidade das experiências educativas — incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação em Tempo Integral e os desafios do período pandêmico — fundamenta a discussão neste texto. Escrito em colaboração, o texto explora diferentes concepções de escola que compõem a rede estadual de ensino. As perspectivas narradas por docentes envolvidos no processo educativo explicitam as (im)possibilidades escolares em meio a movimentos diversos. São narrativas que revelam não como a escola é, mas como professores e professoras a percebem e vivenciam por dentro.

Biografia do Autor

Carolina de Moraes Lino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Carla Regina Mariano da Silva, UFMS

Doutora em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz. O saber é feito para cortar. YouTube, 4 jul. 2020. Disponível em: https://youtu.be/rQ3NrUoZGA8. Acesso em: 25 de outubro de 2024.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução: Mauro W. Barbosa. 9ºed. São Paulo: Perspectiva, 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>.
BRASIL. Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 15 maio 1998.
DANIEL, Lilian Oliveira. Múltiplos cenários da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso do Sul a partir de narrativas de professores de matemática. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2022. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
DUSSEL, Inés. Isto não é uma escola ou é? Reflexões sobre o escolar em tempos de pandemia. Youtube: ANPEd Nacional. 29 de abril de 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=7qRxFsuN4AA&t=2255s> Acesso em 10 de out. 2024.
DUSSEL, Inés. Sobre a precariedade da escola. In: LARROSA, J. Elogio da escola. 1. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 87 – 110.
DUSSEL, Inés; Caruso, Marcelo. A invenção da sala de aula. Uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
FILHO, Edson do Espirito Santo; LOPES, Vânia Pereira Moreira; IORA, Jacob Alfredo. Os reformadores empresariais e o ensino médio no Brasil: interesses e projetos de disputas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 11, n. 2, p.159-170, abr. 2019. ISSN: 2175-5604.
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 2010. 288p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FREITAS, Luiz Carlos de. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GALLO, S. Em Torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, 27(2). (2002). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926. Acesso em: 10 de abr. de 2023.
GIROTTO, E. D. Entre o abstracionismo pedagógico e os territórios de luta: a base nacional comum curricular e a defesa da escola pública. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 16-30, jan./abr. 2018.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
IBGE, 2024.
LÓPEZ, Maximiliano. Gratuidade e promoção In: LARROSA, J; RECHIA, K. C; CUBAS, C. J. Elogio do professor. 1. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 189-200.
LINO, Carolina Moraes. A escola que de tanto ser vista, ninguém vê: a partir das narrativas dos professores de projeto de vida. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2023. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
MARTINS, Erika Martins; KRAWCZYK, Nora Rut. Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Article in Revista Portuguesa de Educação. June 2018. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/325486249. Acesso em: 10 de out. de 2024.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Sobre a escola que defendemos In: LARROSA, J. Elogio da escola. 2. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021. p. 161 – 175.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: Uma questão pública. Tradução: Cristina Antunes. Ed; Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.
RAMOS, Silviane de Queiroz Caixeta Christian. Narrativas de professores de matemática que atuaram no contexto do ensino remoto emergencial em Campo Grande-MS”. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Orientadora: Profª. Drª. Carla Regina Mariano da Silva. 2022. Disponível em: https://ppgedumat.ufms.br/dissertacoes-e-teses/. Acessado em: 20 de out. de 2024.
SILVA, Renata Patrícia. Outros espaços: a escola praticada cenicamente. Palmas: Universidade Federal do Tocantins. Professora Assistente. UNESP. Doutoranda. 2018. Orientadora: Carminda Mendes André. DINTER/CAPES. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/download/3954/4031> Acesso em 10 de out. de 2024.
SILVA, Renta Patrícia. Para pensar a escola como espaço teatral: o teatro como ação tática no/do cotidiano. Urdimento, Florianópolis, v.3, n. 36, p. 235-248. 2019.
VEIGA-NETO, Alfredo. Didática e as experiências de sala de aula: uma visão pós-estruturalista. Educação e Realidade. v. 21, n. 2. 1996. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/issue/view/3035. Acessado em 07 de maio de 2021.
Publicado
2024-12-19
Como Citar
LINO, C. DE M.; MARIANO DA SILVA, C. R. (Im)possibilidades escolares narradas por professores e professoras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 17, n. 48, p. 1-19, 19 dez. 2024.