A Utilização do Jogo Oware para Promover o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais de uma Escola Quilombola
Resumo
Este artigo discute aspectos de uma pesquisa sobre a utilização do jogo oware no ensino de Matemática articulado a dimensões socioculturais. Participaram do estudo professoras dos anos iniciais de uma escola quilombola em Cabo de Santo Agostinho-PE, com projeto pedagógico de ações colaborativas para um ensino que resgate identidades dos estudantes quilombolas. Esses elementos, no contexto escolar, foram motivadores para a construção de uma investigação colaborativa sobre um jogo de origem africana, o mancala oware, o qual pareceu-nos ser potencializador de conhecimentos matemáticos na educação quilombola. A pesquisa configura-se como qualitativa, com procedimentos etnográficos e uso de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos. As análises das falas das participantes evidenciaram trechos significativos para a discussão da temática e, a partir das observações, identificou-se que a utilização do jogo oware, além de aproximar a cultura africana, contribuiu para o planejamento de atividades de ensino de Matemática articuladas a conhecimentos socioculturais relacionados a contextos africanos.
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