Análise de Itens da Provinha Brasil de Matemática referentes a Grandezas e Medidas

  • João Alberto da Silva Professor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Baltar Bellemain Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.
Palavras-chave: Provinha Brasil de Matemática. Grandezas e Medidas. Pesquisa Documental. Ciclo de Alfabetização.

Resumo

Este texto discute o campo das Grandezas e Medidas nos itens apresentados pela Provinha Brasil de Matemática. O delineamento metodológico sustenta-se na pesquisa documental, tendo como corpus de análise todos os 27 itens referentes ao campo que foram aplicados entre os anos 2011 e 2014. Além disso, cada item foi testado com 40 crianças a fim de investigar seus modos de proceder e compreender as habilidades envolvidas. Os dados indicam que o instrumento avalia apenas uma parcela das grandezas a serem estudadas no Ciclo de Alfabetização, bem como foca-se nos elementos mais superficiais que envolvem a natureza dos conteúdos. Foi possível evidenciar a existência de erros e acertos que são influenciados pela natureza do processo e da prova.

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Publicado
2016-12-28
Como Citar
DA SILVA, J. A.; BELLEMAIN, P. B.; BORBA, R. E. DE S. R. Análise de Itens da Provinha Brasil de Matemática referentes a Grandezas e Medidas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
Seção
Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental