O ensino de multiplicação com base na inter-relação entre a aritmética, a geometria e a álgebra

conhecendo as produções e pesquisas como ponto de partida

Palavras-chave: Davydov. Multiplicação. Aritmética. Geometria. Álgebra.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar, na produção científica, a concepção de multiplicação de modo a inter-relacionar as significações aritmética, geométrica e algébrica. Assim, com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em especial em Davydov (1982, 1988), identificamos, por meio de uma revisão de literatura, 10 dissertações sobre a multiplicação, em que buscamos analisar a concepção abordada sobre esse conceito e se a inter-relação entre as significações são apresentadas. Esperamos com esse trabalho, contribuir na instrumentalização docente sobre a organização da multiplicação de modo a inter-relacionar a aritmética, geometria e álgebra, em busca do desenvolvimento do pensamento teórico.

Referências

BERNEIRA, Claudia Rosane Ribeiro. Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, 2021.

BRASIL. Sobre a CAPES. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/capes/. Acesso em: 02 jun. 2023.

CAMILI, Meire Cristina Martins. Estruturas multiplicativas: um estado do conhecimento (2009-2019). 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2021.

CRESTANI, Sandra. Organização do ensino de matemática na perspectiva do desenvolvimento do pensamento teórico: uma reflexão a partir do conceito de divisão. 2016. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2016.

DAVÍDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Trad. Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVÝDOV, Vasili. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

FONSECA, Cristiane Teixeira Cordeiro. Discalculia associada ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo sobre as operações de multiplicação e divisão considerando os mecanismos compensatórios. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciência e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

FONTES, Mariana da Silva. Experimento didático desenvolvimental em matemática no contexto do curso de pedagogia. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2019.

GALDINO, Ana Paula Silva. O conhecimento matemático de estudantes do 3º ano do ensino fundamental sobre o conceito de multiplicação: um estudo com base na teoria histórico-cultural. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2016.

GORBOV, Sergei Fedorovich; MIKULINA, Galina Grigorievna; SAVIELIEV, Oleg Vladimirovich. Ensino de matemática. 2º ano: livro do professor do ensino fundamental (sistema do D. B. Elkonin – V. V. Davidov). 3. ed. Moscou: VITA-PRESS, 2009.

HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

MADEIRA, Silvana Citadin. “Prática”: uma leitura histórico-crítica e proposições davydovianas para o conceito de multiplicação. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

ROSA, Josélia Euzébio da. Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curitiba, 2012.

SEBASTIÃO, Danúbia. Teoria da atividade e lousa digital no ensino superior: perspectivas para aprendizagem dos conceitos matemáticos. 2017. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2017.

VIANA, Ana de Souza. Dificuldades com a operação de multiplicação no 6º ano do ensino fundamental. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2019.
Publicado
2025-12-19
Como Citar
EVANGELISTA GIL, M. L.; FIGUEIREDO LACANALLO ARRAIS, L. O ensino de multiplicação com base na inter-relação entre a aritmética, a geometria e a álgebra. Perspectivas da Educação Matemática, v. 18, n. 51, p. 20, 19 dez. 2025.