A FORMAÇÃO DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • José Ronaldo Melo
Palavras-chave: Histórias de vida. Formação de professores. Comunidades de prática

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida em uma comunidade de alunos e formadores de professores de matemática. Nosso principal objetivo foi o de investigar como essa comunidade aprende e transforma suas práticas, sobretudo seus discursos e saberes sobre formação de professores de matemática num contexto de mudanças curriculares. Para isso, utilizamos como fontes de informação e obtenção de dados a abordagem metodológica “biografias de histórias de vida”. Essas histórias foram analisadas a partir de uma aproximação da formação inicial e continuada do formador ao conceito de aprendizagem como participação em comunidades de prática. Essa análise foi, também, aprofundada a partir da perspectiva das relações de poder-saber presentes nos estudos foucaultianos. As histórias de vida situadas na comunidade e num contexto sóciopolítico e cultural mais amplo constituíram-se em instrumento valioso, tendo proporcionado uma multiplicidade de informações e possibilidades de se perceber, analisar e compreender as práticas e a formação dos professores formadores em uma comunidade profissional voltada à formação de professores de matemática e que tem como referência outras comunidades.

Biografia do Autor

José Ronaldo Melo

Professor Associado do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Acre – UFAC. Doutor em Educação: Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP – Campinas.

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Como Citar
MELO, J. R. A FORMAÇÃO DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 6, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)