OLHARES PARA A AULA DE MATEMÁTICA
Resumo
O Estágio tem-se revelado o momento da licenciatura no qual o futuro professor passa a perceber melhor a sala de aula como local permeado pelas dimensões culturais, pelas representações sociais e pelo imaginário de cada um. Então, o licenciando formula hipóteses, confronta estudos teóricos com a realidade, duvida, problematiza o cotidiano, propõe soluções. Torna-se, enfim, mais capaz de constituir-se um pesquisador acerca do espaço escolar, dos sujeitos que ali estão, dos acontecimentos que ali ocorrem. Então, lançamos ao estagiário o desafio de responder à questão: como são as aulas de matemática? Nesse artigo, após discutir a importância da pesquisa para a formação inicial de professores, narramos os resultados de nossa busca por identificar o modo como estagiários têm descrito as aulas de matemática. Ao analisar os dados referentes à observação de aulas de dois licenciandos, destacamos como o protagonismo docente (e discente) e o uso de materiais didáticos têm sido descritos e avaliados nos Relatórios de Estágio.
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