A Fenomenologia nos Fundamentos da Pesquisa em Educação Matemática

  • Antônio Pádua Machado UFMS
  • Anderson Martins Corrêa
Palavras-chave: Fenomenologia, Educação Matemática, Pesquisa qualitativa.

Resumo

Neste artigo versamos sobre a reflexão fenomenológica e a orientação que estabelece como procedimento de pesquisa qualitativa. Tratamos a compreensão de Husserl que traz a Fenomenologia como filosofia transcendental e que fundamenta a si mesma como ciência eidética das essências. Articulamos a compreensão com dois outros fenomenólogos, Heidegger na questão do ser e Merleau-Ponty na questão da percepção, de modo a que possamos constituir ontologicamente os objetos da nossa experiência, para a reflexão e para a investigação eidética. Relatamos pesquisas fenomenológicas na Educação Matemática e discutimos o emprego desta abordagem nesta área de experiências.

Biografia do Autor

Antônio Pádua Machado, UFMS

Doutor em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro/SP.. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Anderson Martins Corrêa

Mestre em Educação Matemática na UFMS. Técnico em Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS.

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Como Citar
PÁDUA MACHADO, A.; MARTINS CORRÊA, A. A Fenomenologia nos Fundamentos da Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 6, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)