A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NORMAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

  • Bruno Alves Dassie UFF
  • João Bosco Pitombeira de Carvalho UFRJ
Palavras-chave: ensino da matemática, escola normal, história da educação matemática.

Resumo

As pesquisas apontam, justificadamente, para o papel de Euclides Roxo nas reformas do ensino de Matemática no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940. Como sua atuação foi importante para as reformas do ensino secundário, estas pesquisas têm enfatizado, até agora, a influência que ele recebeu das reformas do ensino dos fins do século XIX, das quais uma das figuras emblemáticas é Felix Klein. Mas a pesquisa realizada por Dassie (2008) permite incorporar às análises das reformas do ensino de Matemática nas décadas de 1930 e 1940 um ponto de vista novo e fundamental. Com efeito, ele mostrou que a gênese das ideias de renovação na época mencionada não é fruto somente das concepções que Euclides Roxo afirma ter assimilado de Klein e de outros matemáticos sobre o ensino secundário. Ao contrário, são precedidas por um movimento amplo de reformas do Ensino Normal, que preparava professores para o que corresponde, aproximadamente, aos nossos atuais cinco primeiros anos da escolaridade. Dessa forma, neste artigo, nos voltaremos para a influência das escolas normais no ensino da matemática na primeira metade do século XX.

Biografia do Autor

Bruno Alves Dassie, UFF

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

João Bosco Pitombeira de Carvalho, UFRJ
Professor Visitante do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Como Citar
ALVES DASSIE, B.; PITOMBEIRA DE CARVALHO, J. B. A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NORMAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Perspectivas da Educação Matemática, v. 3, n. 6, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)