A GENERALIZAÇÃO DE PADRÃO SOB O PONTO DE VISTA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Silvia D.Alcântara Machado Professora pesquisadora da PUC-SP.
  • Maria Margarida Massignan de Almeida Mestre pela PUC SP
Palavras-chave: professor, Ensino Fundamental, generalização de padrões

Resumo

Este artigo é parte de um estudo mais amplo, que visou investigar se e como professores do Ensino Fundamental trabalham com a generalização de padrões. Foram entrevistados cinco professores da rede pública de uma cidade do interior de São Paulo, e aqui destacamos os dados obtidos da entrevista com uma professora. A análise dos dados foi feita à luz principalmente das idéias de John Mason. Concluiu-se, que embora a professora trabalhe com atividades que propiciam a generalização de padrões, ela não intenta em seu trabalho chegar à generalização verbal e muito menos à generalização simbólica.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, EnsinoFundamental: terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora. 1994.

DEVLIN. K. Matemática: A ciência dos padrões. Porto: Porto Editora. 2002.

FIORENTINI, D., MIORIN, M.A , MIGUEL, A. A Contribuição par um repensar... a Educação Algébrica Elementar, In: Pro-Posições, Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação- Unicamp. Vol.4, nº1[10]. Campinas: Cortez Editora, 1993, p 78-91.

LEE, L. An initiation into algebraic culture through generalization activities. In: NADINE, Bednarz, KIERAN, Carolyn, LEE, Lesley (eds.). Approaches to algebra

– perpectives for research and teaching. Dordrecht: Kluwer, pp. 87-106, 1996.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Coleção Temas Básicos de Educação e Ensino. São Paulo: EPU Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 2001.

MASON, J. GRAHAN, A. PIMM, D & GOWAR, N. Routes to roots of álgebra. Milton Keynes, UK: The Open University, 1985.

MASON, J. Expressing Generality and Roots of Algebra. In: Approaches to Algebra: Perspectives for Research and Teaching. Netherlands : Kluwer Academic Publishers, p. 65-86, 1996.

NCTM . Principles and Standards for School Mathematics. Reston : NCTM .(2000)

RADFORD, L. Reflections on Teaching Álgebra Through Generalization. Approaches to algebra – perpectives for research and teaching. Dordrecht: Kluwer, pp. 107-111, 1996.

VALE, I.; PIMENTEL, T. Padrões: um tema transversal do currículo: Revista da Associação de Professores de Matemática, Novembro/ dezembro, nº 85, 2005.

Como Citar
MACHADO, S. D.; ALMEIDA, M. M. M. DE. A GENERALIZAÇÃO DE PADRÃO SOB O PONTO DE VISTA DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)