DIVISÃO E NÚMEROS RACIONAIS: COMO OS PROFESSORES AVALIAM A PRODUÇÃO DOS ALUNOS

  • Maria Helena Fávero Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia
  • Regina da Silva Pina Neves Professora da Faculdade Jesus Maria José, Taguatinga - DF
Palavras-chave: Divisão, Números racionais, Mediação

Resumo

Avaliações como o SAEB (2004) e o PISA (2003) apontam dificuldades com a divisão e os números racionais, sugerindo que o ensino valoriza as regras do algoritmo em detrimento do conceito, não ampliando a compreensão dos sistemas numéricos. Inspirando-nos no relatório de Fávero (1994) sobre a prova de matemática, apresentamos a 20 professores do ensino fundamental três tarefas escritas e escaneadas de avaliações escolares. Para cada uma propusemos questões sobre a notação, a interpretação dos erros, a correção feita e o tipo de procedimento que sanaria as dificuldades. Os resultados apontaram que, no geral, os participantes descrevem o erro sem levantar hipóteses; o atribuem ao aluno; aprovam o “arme e efetue” e apresentam um discurso construtivista, incompatível com suas respostas. Conclui-se em favor da proposta de Fávero (2001), assumindo que ao ser tutorado na investigação de situações-problema e na investigação psicológica, o professor estará, ele mesmo, desenvolvendo novas competências.

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Como Citar
FÁVERO, M. H.; PINA NEVES, R. DA S. DIVISÃO E NÚMEROS RACIONAIS: COMO OS PROFESSORES AVALIAM A PRODUÇÃO DOS ALUNOS. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 2, 11.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)