COMPETÊNCIAS, HABILIDADES, ATITUDES E FLEXIBILIDADE COGNITIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Resumo
Apresentamos uma breve exposição sobre o ponto de vista que consideramos a questão da flexibilidade cognitiva em matemática. Essa exposição está centrada no estudo realizado por Dias (1998) em sua tese. Em seguida, associamos essa questão à classificação proposta por Artigue (2004) e a abordagem teórica em termos de níveis de conhecimento esperados dos estudantes de Robert (1997). Na sequência, a partir do referencial teórico escolhido e do nosso questionamento sobre as possibilidades de um trabalho flexível com a noção de números racionais delineamos nossa metodologia que permitiu, por meio de um estudo epistemológico, observar a complexidade e as dificuldades do desenvolvimento histórico dessa noção e por meio de uma análise didática, que existe um espaço para tarefas, em geral, centradas no tratamento e conversão de registros de representação semiótica, conforme Duval (1995), que podem ser introduzidas em diferentes níveis possibilitando a articulação dos conhecimentos matemáticos institucionalmente trabalhados nas diferentes etapas da escolaridade e que permitem o desenvolvimento das competências, habilidades e atitudes necessárias para o desenvolvimento de atividades matemáticas.
Referências
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