A Pesquisa em Modelagem Matemática desde a VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática - CNMEM

Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi

Resumo


Este artigo decorre de um projeto de pesquisa que focou a Mestapesquisa e a Formação de Professores em Modelagem Matemática no Brasil, sob a interrogação: O que se revela da pesquisa em Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática, a partir dos trabalhos publicados na VII Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática, CNMEM? Para tanto, assumimos a postura fenomenológica de pesquisa e apresentamos a descrição e interpretação das sete categorias que emergiram dos destaques das unidades de significado dos trabalhos analisados. Os dados foram organizados e analisados com o auxílio do software de análise qualitativa, Atlas T.i. Dentre os aspectos emergentes, revela-se que as pesquisas são predominantemente qualitativas, que os aspectos de apologia à utilização da Modelagem estão muito presentes nas pesquisas, que os eventos se caracterizam por apresentar pesquisas iniciais e, principalmente, que é necessário aprofundar as pesquisas e investigações sobre a formação de professores em Modelagem.


Palavras-chave


Metapesquisa; Abordagem Fenomenológica; Hermenêutica.

Texto completo:

563-583

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