Diferentes representações dos Números Racionais: Um estudo no 6º ano com o bingo dos números racionais

  • Amanda Rodrigues Marques da Silva UFPE
  • Paula Moreira Baltar Bellemain UFPE
Palavras-chave: Números Racionais. Representações. Jogos nas Aulas de Matemática. Teoremas-em-Ação.

Resumo

Esse trabalho é um recorte da nossa pesquisa de mestrado, realizada numa turma de 6º ano numa escola da Zona da Mata Norte no estado de Pernambuco. Buscamos observar como os estudantes lidam com diferentes representações de números racionais no contexto do jogo Bingo dos Números Racionais. Realizamos a coleta de dados em dois momentos, jogando partidas do bingo e com entrevistas individuais. Percebemos que os estudantes têm uma compreensão mais ampla acerca de algumas representações e fazem uso de teoremas-em-ação que não levam a resposta esperada. Um outro ponto que foi observado foi a dificuldade em estabelecer relações entre diferentes representações para um mesmo número, bem como a dificuldade na compreensão da composição de números decimais nas representações simbólico-numérica decimal. Nesse trabalho analisamos as repostas de sete estudantes para a primeira questão da entrevista que realizamos para ampliar nossos dados e verificar algumas hipóteses elencadas durante as partidas jogadas.

Referências

BARROS, Lilian Debora. Análise de um jogo como recurso didático para o ensino da geometria: o jogo dos polígonos. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife:2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.

BEZERRA, Francisco José Brabo. Introdução do conceito de número fracionário e de suas representações: Uma abordagem criativa para a sala de aula. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2001.

BROLEZZI, Antônio Carlos. A tensão entre o discreto e o contínuo na história da matemática e no ensino da matemática. Tese de Doutorado em Educação. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. São Paulo, 1996.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: A máscara e a vertigem. Tradução de: José Garcez Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.

CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Tipografia Matemática, 1951.

CATTO, Glória Garrido. Registros de representação e o número racional: uma abordagem em livro didático. Dissertação de mestrado. São Paulo: PUC, 2000.

GITIRANA, Verônica; TELES, Rosinalda; BELLEMAIN, Paula M. B.; CASTRO, Airton T. de C.; CAMPOS, Iolanda; LIMA, Paulo F.; BELLEMAIN, Franck. (Orgs.). Jogos com Sucata na Educação Matemática: Projeto Rede. Recife: NEMAT: Ed. Universitária UFPE, 2013.

GRANDO, Regina Célia. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo ensinoaprendizagem da matemática. Dissertação de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1995.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento na cultura. Tradução de: João Paulo Monteiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.

IFRAH, Georges. Os números: a história de uma grande invenção. Tradução de: Stella M. de Freitas Senra. São Paulo: Editora Globo, 1992.

KIEREN, Thomas E. On the mathematical, cognitive, and instructional foundations of rational numbers. In: LESH, Richard A.; BRADBARD, David A. Number and mensurament: papers from a research workshop. Georgia: ERIC, 1976.

LIMA, José Mauricio Figueiredo. Iniciação ao conceito de fração e o desenvolvimento da conservação de quantidade. In: CARRAHER, Terezinha Nunes (Org.). Aprender pensando. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1989.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo matemática. Tradução de: Sandra Costa.Porto Alegre: Artes medicas, 1997.

PERNAMBUCO. Secretaria de Educação de Pernambuco. Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco: Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: SEDUC-PE, 2012.

SANTOS, Tarcísio Rocha dos. Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos por meio de situações didáticas. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife: 2014.

SILVA, Amanda Rodrigues Marques da. Como os estudantes com diferentes representações? Um estudo com o bingo dos números racionais. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós de Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2016.

SILVA, Marithiça Flaviana Florentino da. Frações e grandezas geométricas: um estudo exploratório da abordagem em livros didáticos. Dissertação. Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós Graduação em Educação. Recife, 2004.

Publicado
2018-07-05
Como Citar
SILVA, A. R. M. DA; BELLEMAIN, P. M. B. Diferentes representações dos Números Racionais: Um estudo no 6º ano com o bingo dos números racionais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 5 jul. 2018.