Escola, Matemática e Disciplinamento: uma análise sobre desenhos infantis

  • Fernanda Wanderer Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Longo Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS)
Palavras-chave: Educação Matemática, Escola, currículo

Resumo

O artigo discute marcas que constituem a matemática escolar dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O material de pesquisa examinado consiste em um conjunto de desenhos produzidos por estudantes sobre a aula de matemática. A estratégia analítica utilizada para operar sobre este material foi a análise do discurso no sentido atribuído por Michel Foucault. Utilizando como aportes teóricos o conceito foucaultiano de disciplinamento dos corpos e as ideias desenvolvidas por Veiga-Neto sobre a disciplina-corpo e a disciplina-saber, a análise mostrou que: a) a sala de aula atua como um aparelho eficiente de disciplinamento dos corpos e dos saberes, produzindo efeitos de subjetivação nos alunos e professores. b) a matemática escolar é um campo marcado pela escrita, formalismo e abstração que regula o pensamento dos escolares.  

Biografia do Autor

Fernanda Wanderer, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Fernanda Longo, Mestranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS)
Licenciada em Matemática (UFRGS). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS).

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
WANDERER, F.; LONGO, F. Escola, Matemática e Disciplinamento: uma análise sobre desenhos infantis. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática