O Jogo da Imitação: A Resolução de Problemas na processualidade do ensino e da aprendizagem de Estatística e Matemática

  • Luiz Carlos Leal Junior Instituto Federal de São Paulo Universidade Estadual Paulista
  • Lourdes de la Rosa Onuchic Universidade Estadual Paulista
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem, Jogo da imitação

Resumo

Este trabalho se refere ao resultado de pesquisa sobre a processualidade de ensino e de aprendizagem de Estatística através da Resolução de Problemas. Abordamos também a questão da Matemática, que é essencial a essa perspectiva de trabalho educacional. Partindo do pressuposto que se trata de uma prática de caráter sociointeracionista, utiliza-se o conceito de imitação para compor, por intermeio das Zonas de Desenvolvimento Proximal, o que chamamos de Jogo da Imitação. Com isso, intentamos o estabelecimento de problematizações em contexto social, histórico e cultural, onde alunos e professores são coautores nessa processualidade, tanto de Estatística como de Matemática. Também apresentamos uma experiência que deu vida à teorização em questão, em uma atividade efetivamente prática em curso de Estatística no Instituto Federal de São Paulo.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Leal Junior, Instituto Federal de São Paulo Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2006) e é doutorando em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Resolução de Problemas, Filosofia e Psicologia da Educação Matemática e Análise Matemática.
Lourdes de la Rosa Onuchic, Universidade Estadual Paulista
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1954) , mestrado em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1971) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos-USP (1978) . Atualmente é Professora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Professor da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva, Outro (visitante) da Universidade do Sagrado Coração e Visitante voluntária da Sprechels Bilingual Magnet School. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Equações Diferenciais Ordinárias.

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Publicado
2019-02-21
Como Citar
LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. DE LA R. O Jogo da Imitação: A Resolução de Problemas na processualidade do ensino e da aprendizagem de Estatística e Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 21 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)