Uma Revisão sobre Pesquisas Brasileiras que Abordam a Educação Estatística nos Anos Iniciais

  • Vinicius Carvalho Beck Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cristina Cavalli Bertolucci Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Letícia de Queiroz Maffei Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Pesquisas. Estatística, Anos Iniciais, Alfabetização Matemática

Resumo

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi mapear parte da produção científica brasileira sobre Estatística nos anos iniciais de escolaridade, bem como os autores desses estudos. Foram consultados artigos dos principais eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática e de dois periódicos amplamente reconhecidos pela comunidade de educadores matemáticos do Brasil. O corpus de trabalho inicial contou com 3880 trabalhos, dos quais 38 foram selecionados para constar nesta revisão de literatura. Nota-se uma produção crescente de trabalhos recentemente publicados sobre Estatística nos anos iniciais. Desde 2006, pelo menos um trabalho por ano tem sido publicado nos eventos e periódicos analisados, sendo que 2010 foi o ano de maior produtividade, a maioria deles publicados no Encontro Nacional de Educação Matemática. Os temas mais recorrentes tratados nos trabalhos analisados são a formação de professores, o ensino de combinatória e o uso de tecnologias. 

Biografia do Autor

Vinicius Carvalho Beck, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL
Professor de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), atuando no Campus CaVG. Estudante no Curso de Doutorado em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Formado nos cursos: Técnico em Eletrônica (IFSUL, 2004-2006), Licenciatura em Matemática (UFPEL, 2006-2010), Mestrado em Meteorologia (UFPEL, 2011-2013) e Mestrado em Educação (FURG, 2014-2015). Pesquisa sobre pensamento algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
João Alberto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
João Alberto da Silva é Pedagogo e Psicólogo, com Pós-Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Gerencia Convênios de Cooperação Internacional do Brasil, financiados pela CAPES/AULP, com Moçambique e com o Cabo Verde para formação de professores em Ciências e Matemática, bem como tem acordos de cooperação com a Universidade de Salamanca (Espanha) e Universidade de Juliaca (Peru). É Consultor do INEP para avaliação de cursos graduação (SINAES) e para elaboração de itens para a Prova Brasil de Matemática (SAEB), Prova Nacional de Acesso à Carreira Docente e Avaliação Nacional da Alfabetização. Integra a Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Membro da Comissão de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Foi Editor da Revista Momento (ISSN 0102-2717) entre 2010 e 2013 e Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG entre 2011 e 2013. É membro do GT01 da SBEM para estudo do ensino de Matemática nos anos iniciais e, atualmente, coordena o GT de Educação Matemática da AnpedSul 2016. Tem interesse em atividades de extensão para popularização e divulgação de Ciência e Tecnologia e de pesquisa em Ensino Ciências e Matemática para anos iniciais do Ensino Fundamental.
Cristina Cavalli Bertolucci, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Scienze Pedagogiche, dell Educazione e della Formazione pela Universidade de Pádua (Itália), pesquisando sobre as competências de Modelagem Matemática no ensino médio e intervenções didáticas para o seu desenvolvimento na sala de aula. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Formação de Professores. Atuou como professora substituta na UFRGS em Educação Matemática nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia e no IFRS Campus Rio Grande em disciplinas de matemática. É pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande e professora colaboradora pelo mesmo.
Letícia de Queiroz Maffei, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com pesquisa voltada para a formação inicial em Pedagogia e os afetos em relação à Matemática. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional - pela UFPel (2014), licenciada em Pedagogia (2012) e Matemática (2007) pela UFPel. Técnica em Programação Visual pelo CEFET-RS. Atuou como professora de Matemática da rede pública de ensino, Pelotas-RS, desde 2009 até 2017. Atualmente está envolvida com o projeto da Revista Nova Escola, apoiado pela Fundação Lemann e o Google, para a elaboração de planos de aula de Matemática para turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Referências

AMORIM, Natália Dias de; GUIMARÃES, Gilda. Estatística nos Anos Iniciais: O Currículo Prescrito nos Guias do PNLD. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo - SP. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo - SP: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2016. P. 1-12.

BATISTA, Rita. Eventos Aleatórios: Compreensões de Crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo - SP. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo - SP: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2016. P. 1-9.

BIANCHINI, Daiane Finatto; NEHRING, Cátia Maria. Práticas Estatísticas de Professoras dos Anos Iniciais - Uma Discussão Preliminar. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba - PR: Pontífice Universidade Católica do Paraná, 2013. P. 1-15.

BIFI, Carlos Ricardo. Mobilização de Conhecimento Estatístico de um Grupo de Professores da Rede Pública do Ciclo I do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo - SP. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo - SP: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2016. P. 1-13.

BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa; ROCHA, Cristiane de Arimatéa; AZEVEDO, Juliana. Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica. Bolema, Rio Claro (SP), v.29, n.53, p.1348-1368, dez. 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática - 1o e 2o Ciclos. Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, Brasília, 1997.

BRASIL. Elementos Conceituais e Metodológicos para os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Educação Estatística. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017.

CASAS, Mercedes Pugas Las. Ensino de Estatística no Primeiro Grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 6., 1998, São Leopoldo - RS. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática. São Leopoldo - RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1998. P. 762-764.

CAVALCANTI, Érica Michelle S.; GUIMARÃES, Gilda Lisbôa. Variabilidade Estatística: Compreensões de Estudantes do 5o Ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-12.

CAZORLA, Irene Maurício; KATAOKA, Verônica Yumi; SILVA, Cláudia Borim D. Trajetória e perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. D. Q. E. S.; ALMOULOND, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44. Série Educação Estatística em Foco.

COLODEL, Débora Laranjeira; PEREIRA, Luciana Boemer Cesar; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tratamento da Informação na Educação Básica: Investigado Concepções e Práticas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-10.

DAMASCENO, José Antonio Elias. Estudo Exploratório das Concepções Probabilísticas Correspondentes aos Níveis de Green. Bolema, Rio Claro (SP), v.10, n.11, 1995.

DÍAS-LEVICOY, Danilo; BATANERO, Carmen; ARTEAGA, Pedro; GEA, María M. Gráficos Estadísticos en libros de texto de Educación Primaria: um estúdio comparativo entre España e Chile. Bolema, Rio Claro (SP), v.30, n.55, p.713-737, ago. 2016.

ESTEVAM, Everton José Goldoni; CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Educação estatística e a formação de professores de matemática: cenário de pesquisas brasileiras. Zetetiké, FE/Unicamp, v.22, n.42, p.123-149, jun./dez. 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Gilda L.; FERREIRA, Verônica G. Gomes; ROAZZI, Antonio. Investigando a Categorização e Representação de Dados na 3a Série do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2000, Serra Negra - SP. Anais do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Serra Negra - SP: 2000. P. 43.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica. Atividades que Exploram Gráficos e Tabelas em Livros Didáticos de Matemática nas Séries Iniciais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindóia - SP: 2006. P. 11-12.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica; CAVALCANTI, Milka; MARQUES, Mabel. Livros Didáticos de Matemática nas Séries Iniciais: Análise das Atividades sobre Gráficos e Tabelas. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 9., 2007, Belo Horizonte - MG. Anais do IX Encontro Nacional de Educação Matemática. Belo Horizonte - MG: Universidade de Belo Horizonte, 2010. P. 1-17.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica; MARQUES, Mabel; CAVALCANTI, Milka. Educação Estatística nos Anos Iniciais de Escolarização. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Brasília - DF. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília - DF: Universidade Católica de Brasília, Taguatingua, 2009. P. 10-11.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica; MARQUES, Mabel; CAVALCANTI, Milka Rossana. Educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais. Zetetiké, FE/Unicamp, v.17, n.32, p.11-28, jul./dez. 2009.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica; ROAZZI, Antonio. Categorização e Representação de Dados na 3o Série do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 7., 2001, Rio de Janeiro - RJ. Anais do VII Encontro Nacional de Educação Matemática. Rio de Janeiro - RJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001. P. 1-11.

GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica; ROAZZI, Antonio. Interpretação e construção de gráficos de barra. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos - SP. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Santos - SP: 2003. P. 27.

LIMA, Rosana Catarina Rodrigues de; MAGINA, Sandra M. O Uso de Diferentes Escalas na Leitura de Gráficos por Crianças das Séries Iniciais no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-10.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. A Probabilidade e a Estatística no Ensino Fundamental: Uma Análise Curricular. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 6., 1998, São Leopoldo - RS. Anais do VI Encontro Nacional de Educação Matemática. São Leopoldo - RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1998. P. 759-761.

MARQUES, Mabel; GUIMARÃES, Gilda; GITIRANA, Verônica. Compreensões de Alunos e Professores sobre Média Aritmética. Bolema, Rio Claro (SP), v.24, n.40, p.725-745, dez. 2011.

MATOS FILHO, Maurício Ademir Saraiva de; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Como os Problemas de Raciocínio Combinatório Estão Sendo Abordados nos Livros Didáticos de Matemática das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3., 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Águas de Lindóia - SP: 2006. P. 18.

MENDES, Clayde Regina. Alfabetização estatística: possibilidade de implementação através de projetos interdisciplinares. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos - SP. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Santos - SP: 2003. P. 156-157.

MIRANDA, Maria Aparecida; ARAÚJO, Elaine Sampaio. Estatística e Matemática no Ensino Fundamental I pela Atividade Orientadora de Ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo - SP. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo - SP: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2016. P. 1-8.

MORO, Maria Lucia Faria; SOARES, Maria Teresa Carneiro; CAMARINHA FILHO, Jomar Antonio. Raciocínio Combinatório em problemas escolares de produto cartesiano. Zetetiké, FE/Unicamp, v.18, n.33, p.211-242, jan./jun. 2010.

OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; CUNHA NETO, Júlio Henrique da; BODART, Raquel Oliveira; VIEIRA, Márcia Lopes. A Percepção de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre o Ensino de Estatística. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba - PR: Pontífice Universidade Católica do Paraná, 2013. P. 1-16.

PEREIRA, Luciana Boemer Cesar. Interpretação de Tabelas em Livro Didático: Uma Análise sob a Ótica do Letramento Estatístico. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba - PR: Pontífice Universidade Católica do Paraná, 2013. P. 1-12.

PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. A Compreensão do Raciocínio Combinatório por Alunos do 2o Ano do Ensino Fundamental ao 3o Ano do Ensino Médio. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., 2009, Brasília - DF. Anais do IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Brasília - DF: Universidade Católica de Brasília, Taguatingua, 2009. P. 26-27.

PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1a a 4a série. Zetetiké, FE/Unicamp, v.17, n.31, p.105-150, jan./jun. 2009.

REIS, Luanna. Formação Continuada de Professores do Pró-Letramento de Matemática em Estatística. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba - PR. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba - PR: Pontífice Universidade Católica do Paraná, 2013. P. 1-14.

ROCHA, Cristiane de Arimatéa. Ensino de Combinatória: Expectativas de Professores que Atuam no Ensino Fundamental. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis - RJ. Anais do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Petrópolis - RJ: Hotel Vale Real, 2012. P. 1-22.

SANTANA, Michaelle Renata Moraes de; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. Como a Probabilidade Tem Sido Abordada nos Livros Didáticos de Matemática de Anos Iniciais de Escolarização. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-11.

SANTOS, Sandra da Silva. O Tratamento da Informação nas Séries Iniciais: Adaptando Uma Atividade do Livro Didático para o Computador. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife - PE. Anais do VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife - PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2004. P. 1-16.

SANTOS, Sandra da Silva; MAGINA, Sandra. Estratégia de Interpretação Gráfica de uma Professora Polivalente ao Manipular Dados no Ambiente Computacional. Bolema, Rio Claro (SP), v.21, n.29, p.157-174, 2008.

SANTOS, Sandra da Silva; MAGINA, Sandra. O professor generalista e a interpretação de gráficos no ambiente computacional: um estudo de caso. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos - SP. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Santos - SP: 2003. P. 27.

SANTOS, Emily de Vasconcelos; SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão; MARTINS, Fabíola da Cruz. A Construção de Significações sobre Combinatória e Probabilidade a partir de Uma Prática Problematizadora no 4o Ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo - SP. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo - SP: Universidade Cruzeiro do Sul, Campus Anália Franco, 2016. P. 1-12.

SANTOS, Nadielle Gomes dos; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. O Olhar do Professor sobre o Trabalho com Gráficos no Quinto Ano do Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-10.

SBEM. Página Web da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/grupo-de-trabalho/gt>. Acesso em: 07 abr. 2018.

SILVA, Edilza Maria da Conceição; GUIMARÃES Gilda Lisbôa. Softwares Estatísticos: Há Propostas para os Anos iniciais de Escolarização? In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador - BA. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador - BA: Universidade Católica do salvador, 2010. P. 1-10.

SILVA, João Alberto; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. Desempenho de Estudantes em Itens sobre Tratamento da Informação na Provinha Brasil de Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis - GO. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Pirenópolis - GO: Pousada dos Pirineus, 2015. P. 1-14.

SILVA, Monalisa Cardoso, PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. A Combinatória em Livros Didáticos do Ensino Fundamental. Zetetiké, FE/Unicamp, v.23, n.44, p.377-394, jul./dez. 2015.

VÁSQUEZ, Claudia; ALSINA, Ángel. Conocimiento Didáctico-Matemático del Professorado de Educación Primaria sobre Probabilidad: diseño, construcción y validación de un instrumento evaluación. Bolema, Rio Claro (SP), v.29, n.52, p.681-703, ago. 2015.

Publicado
2018-05-07
Como Citar
BECK, V. C.; SILVA, J. A. DA; BERTOLUCCI, C. C.; MAFFEI, L. DE Q. Uma Revisão sobre Pesquisas Brasileiras que Abordam a Educação Estatística nos Anos Iniciais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 25, 7 maio 2018.