Relações entre o Raciocínio Combinatório e o Probabilístico: como estão propostas em currículos prescritos?

  • Ewellen Tenorio de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Combinatória, Probabilidade, Educação Básica, Currículo prescrito

Resumo

O presente trabalho consiste em uma análise documental de materiais curriculares nacionais. Tendo em vista o caráter de orientação ao trabalho docente possuído pelos currículos prescritos, buscou-se levantar, em documentos voltados aos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do ensino regular e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PCN, PCN+ e PCEJA (BRASIL, 1997, 1998, 2001, 2002, 2002) –, as orientações referentes ao trabalho com a Combinatória e com a Probabilidade e discutir, especialmente, como são tratadas as relações que se estabelecem entre o raciocínio combinatório e o probabilístico. Constatou-se que, de maneira geral, esses documentos dão indícios das relações existentes entre tais áreas da Matemática. Dessa maneira, é importante que o professor, por meio de sua relação com tais materiais curriculares, promova um trabalho articulado, que pode beneficiar o desenvolvimento dos raciocínios em questão ao longo do processo de escolarização referente à Educação Básica.

Biografia do Autor

Ewellen Tenorio de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, UFPE
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
PhD pela Oxford Brookes University, UK; Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

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Publicado
2017-12-31
Como Citar
LIMA, E. T. DE; BORBA, R. E. DE S. R. Relações entre o Raciocínio Combinatório e o Probabilístico: como estão propostas em currículos prescritos?. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 31 dez. 2017.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)