A ordem do discurso da matemática escolar e jogos de linguagem de outras formas de vida

  • Gelsa Knijnik UNISINOS
Palavras-chave: Jogos de Linguagem. Matemática Escolar. Etnomatemática.

Resumo

O artigo discute uma perspectiva filosófica para a etnomatemática que articula as noções teóricas de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault. A perspectiva é concebida como uma caixa de ferramentas teóricas que permite analisar, por um lado, os jogos de linguagem matemáticos de diferentes formas de vida e suas semelhanças familiares e, por outro lado, o discurso eurocêntrico da matemática escolar e seus efeitos verdade. Com base em trabalhos de campo realizados em contextos diversos, são apresentados exemplos do uso dessa perspectiva. Analisa os jogos de linguagem dessas diferentes formas de vida e a matemática escolar, destacando a complexa rede de aprendizagens e poderes que faz com que outros jogos de linguagem matemáticos (que não aqueles legitimados como os jogos de linguagem matemáticos) serem posicionado "em um vácuo" nos currículos escolares.

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Publicado
2017-06-11
Como Citar
KNIJNIK, G. A ordem do discurso da matemática escolar e jogos de linguagem de outras formas de vida. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 11 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática