Etnomatemática e Autorregulação da Aprendizagem: contribuições para a formação de professores de matemática

  • Amanda Pranke Universidade Federal de Pelotas /UFPel, Pelotas/RS
  • Cátia Pereira Amaral Universidade Federal de Pelotas/UFPEL, Pelotas/RS
  • Kelly Lopes Griebler Silva Universidade Federal de Pelotas/UFPEL, Pelotas/RS
  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Palavras-chave: Etnomatemática. Estratégias de Aprendizagem. Formação de Professores.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições dos construtos da etnomatemática e da autorregulação da aprendizagem com o intuito de fortalecer a formação de professores mais qualificados em matemática. A etnomatemática não significa ensinar matemática aos alunos a partir de modelos e problemas que envolvam fatos fictícios do cotidiano, mas resgatar suas formas de matematizar, isto é, o modo como os alunos utilizam a matemática em seu cotidiano. A autorregulação da aprendizagem, por sua vez, é entendida como um processo que estimula os sujeitos a criarem objetivos e a desenvolverem estratégias de aprendizagem para alcançar as metas pretendidas. É importante que, na formação de professores de matemática, os docentes se apropriem tanto da aprendizagem autorregulada quanto da etnomatemática, para poderem potencializar nos alunos competências e habilidades para resolverem problemas, aplicarem estratégias, monitorizarem e interpretarem os resultados dos seus esforços.

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Publicado
2014-06-01
Como Citar
PRANKE, A.; AMARAL, C. P.; SILVA, K. L. G.; FRISON, L. M. B. Etnomatemática e Autorregulação da Aprendizagem: contribuições para a formação de professores de matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.