Um ensaio teórico sobre saber mais matemática para ensinar

  • Henrique Rizek Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • Línlya Sachs Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Cornélio Procópio.
Palavras-chave: Formação matemática de professores, Formação inicial de professores, Matemática Escolar, Matemática Acadêmica, Conjunto dos números inteiros.

Resumo

Este artigo trata-se de um ensaio teórico que tem por objetivo problematizar um discurso recorrente, tanto entre matemáticos como entre educadores matemáticos, de que o professor precisa saber mais matemática para exercer sua tarefa de ensinar matemática na Educação Básica. Evidenciamos, a partir de três pesquisas científicas e um texto de uma coluna de jornal, que, de fato, defender que o professor deve saber mais matemática, mesmo que não se explicite o que isso significa, é recorrente quando se fala em formação de professores. Fundamentados na diferenciação entre Matemática Escolar e Matemática Acadêmica, de Moreira e David (2010), tecemos algumas considerações acerca da formação matemática do professor e selecionamos um tema matemático, o conjunto dos números inteiros, para exemplificar e pautar nossas discussões. Nossa argumentação vai na direção de defender que a matemática a ser trabalhada na formação inicial deve estar conectada aos saberes que efetivamente são mobilizados na prática docente.

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Publicado
2019-02-26
Como Citar
ELIAS, H. R.; SACHS, L. Um ensaio teórico sobre saber mais matemática para ensinar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 26 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)