As Modificações do Saber Efetivamente Ensinado em uma Sala de Aula Inclusiva para Alunos Surdos: o caso do conjunto dos números naturais

  • Marcus Bessa de Menezes Universidade Federal de Campina Grande
  • Wuallisson Firmino dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Palavras-chave: Transposição Didática. Educação Inclusiva. Educação Matemática de Surdos

Resumo

O fenômeno que compreende a análise do caminho que um saber científico percorre até se transformar em objeto de ensino é a transposição didática. Neste trabalho buscamos evidências da transposição didática interna no ensino do conjunto de números naturais no Instituto Federal de Campina Grande para alunos surdos. A pesquisa contou com um professor, um intérprete e dois alunos surdos e teve por objetivo averiguar quais mudanças o saber poderia sofrer no ato tradução simultânea do intérprete perante a aula do professor. Há indícios de que há uma transposição didática do saber com a presença de um intérprete de Libras numa sala de aula inclusiva.

Biografia do Autor

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal de Campina Grande
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidad Complutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Didática dos Conteúdos Específicos Voltada para a Convivência com o Semiárido e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Exerce o cargo de Assessor de Ensino do CDSA-UFCG; Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático.
Publicado
2019-02-28
Como Citar
DE MENEZES, M. B.; DOS SANTOS, W. F. As Modificações do Saber Efetivamente Ensinado em uma Sala de Aula Inclusiva para Alunos Surdos: o caso do conjunto dos números naturais. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática