Educação intercultural indígena e educação matemática: o percurso de um jovem surdo de etnia Pataxó

  • Jessia Braz Jesus
  • Mônica Maria Farid Rahme
  • Ana Carolina Machado Ferrari
Palavras-chave: PALAVRAS-CHAVE, Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Inclusão. Surdez. Estudo de caso.

Resumo

Este artigo discute questões relativas à educação matemática e surdez no contexto da educação indígena. Para tanto, aborda os conceitos de educação intercultural e educação escolar indígena, e analisa as particularidades da educação de surdos nesse cenário. A pesquisa teve como objetivo compreender como um aluno indígena surdo Pataxó aprende os conhecimentos tradicionais do seu povo, os saberes e os fazeres que circulam no território, bem como os conhecimentos previstos no currículo escolar, como é o caso da matemática. A investigação foi desenvolvida por meio da construção de um estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos a realização de observações e entrevistas. Os resultados apontam a presença de desafios para a inserção do aluno indígena surdo na educação formal e indicam uma forte relação do sujeito com o território, como campo de conhecimento e práticas, o que evidencia a necessidade de uma maior articulação dessas duas dimensões educacionais.

 

Biografia do Autor

Jessia Braz Jesus
Professor da Escola Indígena Pataxó de Barra Velha - Porto Seguro (BA). Licenciado em Matemática - Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais.
Mônica Maria Farid Rahme
Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais
Ana Carolina Machado Ferrari
Doutoranda do Programa de Pós-Graducação em Educação  - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
JESUS, J. B.; FARID RAHME, M. M.; FERRARI, A. C. M. Educação intercultural indígena e educação matemática: o percurso de um jovem surdo de etnia Pataxó. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática