Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Resumo
Este trabalho discute brevemente a necessidade de uma Educação Matemática Especial e Inclusiva, compreendendo e apontando a urgência de programas de formação de professores que ensinam Matemática se debruçarem sobre a pesquisa e o ensino dessa temática. Nesse sentido, destaca-se o potencial do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – o PROFMAT, como formador em massa de professores nessa perspectiva. Apesar das muitas críticas ao curso, com muitas das quais os autores deste texto compartilham, não se pode negar seu grande alcance nacional e o alto número de mestres formados em poucos anos. Realizamos um mapeamento das dissertações produzidas nos últimos cinco anos que se articulam com a temática diversidade, diferença e inclusão, encontrando 64 dissertações. Foi possível identificar os temas mais recorrentes, as regiões do país mais sensíveis ao trabalho dentro dessa temática e também apontar lacunas, traçando um quadro geral da produção na área no contexto do curso.
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