Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

  • Agnaldo Esquincalha UFRJ/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
  • Gisela Pinto UFRRJ
Palavras-chave: Educação Matemática Especial e Inclusiva, PROFMAT, Dissertações, Mapeamento.

Resumo

Este trabalho discute brevemente a necessidade de uma Educação Matemática Especial e Inclusiva, compreendendo e apontando a urgência de programas de formação de professores que ensinam Matemática se debruçarem sobre a pesquisa e o ensino dessa temática. Nesse sentido, destaca-se o potencial do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – o PROFMAT, como formador em massa de professores nessa perspectiva. Apesar das muitas críticas ao curso, com muitas das quais os autores deste texto compartilham, não se pode negar seu grande alcance nacional e o alto número de mestres formados em poucos anos. Realizamos um mapeamento das dissertações produzidas nos últimos cinco anos que se articulam com a temática diversidade, diferença e inclusão, encontrando 64 dissertações. Foi possível identificar os temas mais recorrentes, as regiões do país mais sensíveis ao trabalho dentro dessa temática e também apontar lacunas, traçando um quadro geral da produção na área no contexto do curso.

Biografia do Autor

Agnaldo Esquincalha, UFRJ/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Professor do Instituto de Matemática da UFRJ, com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Educação em Ciências e Matemática da UFRRJ, Doutorado em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestrado em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciatura em Matemática pela UFRRJ. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UFRJ) e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Inclusão e Formação de Professores de Matemática, cadastrado no CNPq. Foi Professor do Departamento de Matemática da FFP/UERJ, onde atuou como Coordenador de Graduação em Matemática, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ) e, também, Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Procientista UERJ/FAPERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ. Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em EaD na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Educação Matemática Especial e Inclusiva, Formação do Professor de Matemática,Tutoria e Gestão de Cursos a Distância.

 

Referências

BALLARD, K. The analysis of context: Some thoughts on teacher education, culture colonization and inequality. In: BOOTH, T.; NESS, K.; e STROMSTAD, M. (Ed.). Developing inclusive teacher education. London: Routledge/Falmer, 2003.

BATTEY, D.; KAFAL, Y.; NIXON, A. S.; KAO, L. L. Professional development for teachers on gender equity in the sciences: Initiating the conversation. Teachers College Record, v. 109, n. 1, p. 221-243, 2007.

BEDNARZ, N.; FIORENTINI, D.; HUANG, R. Education of Practising Teachers, Professional Life, and Development of Mathematics Teachers. In: BEDNARZ, N.; FIORENTINI, D.; HUANG, R. (Ed.). International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers. Ottawa: University of Ottawa Press, 2011.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar 2017. Disponível em http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-basica. Acesso em 20 out 2018.

BREDA, A. Melhorias no ensino de Matemática na concepção de professores que realizam o mestrado PROFMAT no Rio Grande do Sul: uma análise dos trabalhos de conclusão de curso. 2016. 335f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, PUCRS, 2016.

CALDATTO, M. E.; PAVANELLO, R. M; FIORENTINI, D. O PROFMAT e a Formação do Professor de Matemática: uma análise curricular a partir de uma perspectiva processual e descentralizadora. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 906-925, 2016.

CAPPELINI, V. L. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. Concepções de professores acerca dos fatores que dificultam o processo da educação inclusiva. Educação, v. 32, n. 3, p. 355-364, 2009.

FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND, T; BARREIROS, D. Tornar a educação inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 - 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. Investigating and writing in the professional development of mathematics teacher. In: BEDNARZ, N.; FIORENTINI, D.; HUANG, R. (Ed.). International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers. Ottawa: University of Ottawa Press, 2011.

GARNICA, A. V. M.; PEREIRA, M. E. F. A pesquisa em Educação Matemática no Estado de São Paulo: um possível perfil. Bolema, Rio Claro (SP), v. 11, n. 12, p. 59-74, 1997.

HEALY, L.; POWELL, A. Understanding and Overcoming “Disadvantage” in Learning Mathematics. In: CLEMENTS, M. A. et al. (Eds.), Third International Handbook of Mathematics Education, p. 69-100, 2013.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA. PROFMAT: avaliação de possíveis impactos. 2018. Disponível em http://www.profmat-sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/23/2018/07/PROFMAT-Avaliacao-de-possiveis-impactos.pdf. Acesso em 30 out 2018.

Publicado
2019-02-28
Como Citar
ESQUINCALHA, A.; PINTO, G. Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática